Goiânia aparece em 22º no ranking de saneamento básico entre municípios

O relatório faz uma análise com os indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado em 2021

Postado em: 23-03-2023 às 11h25
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia aparece em 22º no ranking de saneamento básico entre municípios
O relatório faz uma análise com os indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado em 2021 | Foto: Divulgação/ Freepik

O Instituto Trata Brasil divulgou uma pesquisa que monitora os indicadores de saneamento básico dos 100 maiores municípios brasileiros, tendo como base a população de cada região. Segundo o relatório, Goiânia ocupa a 22ª posição, duas abaixo na comparação com o ranking de 2022. 

O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. Entres as diversas áreas relacionadas ao saneamento, Goiânia obteve nota máxima em nove categorias e obteve uma nota de 8,58. As categorias de destaque foram:

  •  Atendimento de água
  • Atendimento total de esgoto 
  • atendimento urbano de esgoto
  • Esgoto tratado referente a água consumida
  • Novas ligações de água e esgoto por ligações faltantes;
  •  Perdas do faturamento total
  • Perdas na distribuição e perdas volumétricas.

No quesito “Indicador de Perdas na Distribuição (IPD)”, a capital esteve entre os cinco destaques positivos no país. Os resultados positivos foram em Nova Iguaçu (RJ), Santos (SP), Taboão da Serra (SP), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). Segundo a pesquisa, neste indicador, quanto menor for a porcentagem, mais bem classificado o município deve estar no ranking. 

Continua após a publicidade

Além disso, o estudo aponta que 72,10% do esgoto é tratado em relação à água consumida pelos goianienses. A média do Brasil, nesse quesito, é de 50%.

Leia também: Dois dos mortos em queda de avião na Vila Mutirão eram irmãos

Veja Também