Goiás pretende ser celeiro de novos negócios na área tecnológica e atrair investimentos

A gestão quer que o pacto seja um poder transformador da inovação, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Postado em: 24-03-2023 às 07h42
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás pretende ser celeiro de novos negócios na área tecnológica e atrair investimentos
A gestão pretende que o pacto seja um poder transformador da inovação, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade social | Foto: Edinan Ferreira

O Governo de Goiás lançou nesta quarta-feira (22/03) o Pacto Goiás pela Inovação, cujo objetivo é transformar Estado em um centro de novos negócios na área da tecnologia e assim atrair investimentos, desenvolver e reter talentos.

A iniciativa reúne diversas entidades, entre universidades, empresas e sociedade civil organizada, em sinergia com a gestão estadual, para estabelecer estratégias, implementar projetos e ações nessa área.

O pacto foi lançado em solenidade no HUB Goiás, com a presença do vice-governador Daniel Vilela, que assinou o documento representando o governo de Goiás junto com representantes de universidades e do setor produtivo de Goiás.

Continua após a publicidade

“Temos capital humano capaz de projetar Goiás nacionalmente. Estamos consolidando o exemplo de empreendedorismo e inovação. O governo acredita na inovação como fator de desenvolvimento”, destacou Daniel Vilela ao citar investimentos feitos pelo Estado e a importância de todas as instituições do ecossistema.

A gestão pretende que o pacto seja um poder transformador da inovação, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade social.

“Vamos inovar porque queremos ser um estado mais rico do que somos hoje. E mais do que isso, queremos que esta riqueza seja compartilhada”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedi), José Frederico Lyra Netto

Estrutura

O consultor espanhol Josep Piqué, conhecido internacionalmente pelo desenvolvimento de ecossistemas de inovação de renome, como o Distrito @22, em Barcelona, foi contratado para estruturar o pacto.

“Temos um manifesto com uma expressão conjunta que incorpora valores como cooperação, transparência, criatividade, sustentabilidade, inclusão, diversidade e respeito. […] Não tenho dúvida de que Goiás será não só referência nacional, mas também internacional”, projetou.

Entre os parceiros que entram nesse pacto com o Estado, a reitora da UFG, Angelita de Lima, defendeu que as universidades estão preparadas para assumir seu papel no Pacto.

Leia também: Brasil tem desafios na Ciência, Tecnologia e Inovação, diz ministra

Veja Também