Índia manifesta interesse em ampliar relações comerciais com Goiás

Relação Goiás-Índia vem crescendo desde 2019

Postado em: 26-03-2023 às 09h45
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Índia manifesta interesse em ampliar relações comerciais com Goiás
Relação Goiás-Índia vem crescendo desde 2019 | Foto: Rodrigo Cabral/Governo de Goiás

O embaixador da Índia, Suresh Reddy, manifestou interesse do país em expandir as relações comerciais com o Brasil, em especial com Goiás. A declaração foi feita durante uma reunião na embaixada da Índia, em Brasília, nesta última semana. Segundo a autoridade, o país deseja importar sucos, mais frutas frescas, verduras e legumes, entre outros produtos. Além disso, querem exportar polímeros para embalagens plásticas.

De acordo com o governo do Estado, Goiás amplia seus negócios com a Índia desde 2019. Entre 2021 e 2022, a região apresentou um crescimento de quase 92% no saldo da balança comercial, que é a diferença entre exportações e importações. Em 2021, o estado fechou com R$ 91,2 milhões e, no ano passado, com cerca de R$ 175 milhões.

Leia também: Agro vê com desconfiança questão orçamentária na gestão Lula

Continua após a publicidade

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, detalhou um pouco mais a relação Goiás-Índia: “Nossas relações com a Índia, assim como com outros países, são baseadas em reciprocidade. O país quer aumentar as importações e as exportações. Hoje, os nossos principais produtos enviados são óleo de soja, amianto, ouro, couro e açúcar, e o que mais compramos são insumos para medicamentos.”

Veja Também