IF Goiano oferece adoção de cães-guias para PCD’s

O edital tem como público-alvo pessoas cegas ou com baixa visão que residem em Goiás ou no Distrito Federal

Postado em: 27-03-2023 às 09h37
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: IF Goiano oferece adoção de cães-guias para PCD’s
O edital tem como público-alvo pessoas cegas ou com baixa visão que residem em Goiás ou no Distrito Federal | Foto: Divulgação/ Ascom Jataí

O Instituto Federal Goiano (IF) está com edital aberto para Pessoas com Deficiência (PCD’s) que desejam adquirir ou utilizar um cão-guia treinado pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guias do IF de Urutaí. O edital tem como público-alvo pessoas cegas ou com baixa visão que residem em Goiás ou no Distrito Federal. Para ser uma dupla – ou seja, um animal e uma pessoa- é necessário que o participante ultrapasse algumas etapas de processo.

Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de abril e precisam ter no mínimo 18 anos. A inscrição poderá ser realizada somente pela internet, através do link. O processo seletivo é feito em três etapas e todas de caráter classificatório ou eliminatório. Os candidatos aprovados terão de passar 30 dias hospedados no Centro de Formação do IG Goiano, em Urutaí, para a fase de adaptação com o cão. 

O primeiro cão treinado pelo Centro foi o Face, que desde 2019 acompanha o servidor público aposentado Gleibson Pereira da Silva, de 53 anos. Ele, que se considera o cão um “amicão”, se inscreveu no programa em 2014 e esperou cinco anos para ter uma mobilidade diferenciada. O aposentado também aproveitou a aprovação para criar um perfil nas redes, onde mostra o seu cotidiano na companhia do cão guia. 

Continua após a publicidade

 O Centro de Treinamento de Cães-Guia do IF Goiano, Campus Urutaí, já é o terceiro a ser criado no Brasil dentre de uma instituição pública federal e segue treinando cães, para serem ofertados gratuitamente à pessoas com deficiência visual.

Leia também: Governo estuda expropriar terras de grandes devedores para promover reforma agrária

Veja Também