Governo prorroga prazo para recadastramento de armas de fogo
Prazo vai até dia 3 de maio e atende pedido de parlamentares da bancada da bala
Por: Mariana Fernandes

O governo federal prorrogou por mais 30 dias o prazo para o recastramento de armas de fogo. O prazo que venceria nesta segunda-feira (3) foi adiado para dia 3 de maio. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial do Estado.
O programa para o recadastramento havia sido anunciado pelo governo Lula em fevereiro. O objetivo principal, é estabelecer um controle do objeto em circulação no país. O ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia adiantado que o prazo de recadastramento seria adiado.
Segundo a pasta, a mudança no prazo atende a um pedido de alguns parlamentares ligados ao setor de segurança pública. De acordo com o decreto, as “armas de fogo de uso permitido e de uso restrito adquiridas a partir da edição do Decreto nº 9.785, de 7 de maio de 2019, serão cadastradas no Sistema Nacional de Armas”, mesmo aquelas que já estão cadastradas em outros sistemas.
Conforme publicado, às regras de recadastramento irão seguir as mesmas do decreto anterior, publicado no mês de fevereiro. Até o momento, o governo federal diz ter recadastrado 824 mil armas no sistema da Polícia Federal.
Do total de armas cadastradas pela polícia, 782,3 mil são de uso permitido e 41,7 mil são de calibre restrito.