Homem com deficiência auditiva e distúrbios mentais é resgatado de situação de maus-tratos em Valparaíso

Durante os atos de busca, a vítima foi localizada em um quarto imundo, com alimentos vencidos e mofados, em total situação de vulnerabilidade mental.

Postado em: 29-03-2023 às 11h57
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Homem com deficiência auditiva e distúrbios mentais é resgatado de situação de maus-tratos em Valparaíso
Durante os atos de busca, a vítima foi localizada em um quarto imundo, com alimentos vencidos e mofados, em total situação de vulnerabilidade mental | Foto: PCGO

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) resgatou, nesta terça-feira (29/3), um homem com deficiência auditiva, de 31 anos, que estaria sendo mantido em cárcere privado e situação de maus-tratos em Valparaíso de Goiás. A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que não vivia com ele.

O homem estava na casa da própria irmã e do cunhado, que não permitiam visitas. Durante a Operação Filhos de Eva, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão e consequente prisão em flagrante de um homem pelo crime.

Durante a busca, a vítima foi localizada em um quarto imundo, com alimentos vencidos e mofados, em total situação de vulnerabilidade mental. O jovem resgatado também apresentou sinais de distúrbios mentais ao não querer se retirar de dentro do quarto em que estava, mesmo em meio a uma imensa quantidade de lixo e mau cheiro.

Continua após a publicidade

Na delegacia, em linguagem de sinais, ele chegou a pedir para retornar ao local. Apenas o cunhado da vítima estava no local das buscas e foi preso em flagrante. A irmã do rapaz, coautora do crime, se apresentou na sequência, espontaneamente, o que inviabilizou a prisão em flagrante.

Leia também: Mulher é enterrada viva e passa 10 horas em túmulo por vingança

Contradição nos depoimentos

De acordo com a PC, as versões dos indiciados não foram condizentes com situação visual da vítima e do local imundo em que a vítima se encontrava. Enquanto a pessoa deficiente estava em plena violação de sua dignidade humana, a casa dos investigados estava limpa e organizada. Eles foram interrogados e negaram a imputação que lhes foram feitas, sustentando que a sujeira seria de responsabilidade única e exclusiva da vítima.

Após as devidas diligências, a autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante, com o apoio da Polícia Técnico-Científica, do SAMU e dos Assistentes Sociais de Valparaíso, os quais prestaram socorro, acolhimento à vítima.

Leia também: Perito da Polícia Científica de Goiás salva criança de 2 anos engasgada com leite em Luziânia

Veja Também