Coleta seletiva de Goiânia completa 15 anos de lançamento e prestação de serviço

Inaugurado em 2008, o serviço atualmente atende todos os 711 setores da capital, em um sistema alternado de coleta

Postado em: 01-04-2023 às 14h41
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Coleta seletiva de Goiânia completa 15 anos de lançamento e prestação de serviço
Inaugurado em 2008, o serviço atualmente atende todos os 711 setores da capital, em um sistema alternado de coleta | Foto: Divulgação/Luciano Magalhães

O Programa de coleta seletiva de Goiânia completa neste mês de março 15 anos desde seu lançamento. Inaugurado em 2008, o serviço atualmente atende todos os 711 setores da capital, em um sistema alternado de coleta.

Com uma frota que conta com 20 de veículos para coleta específica de recicláveis, o programa tem o objetivo de contribuir para manutenção da cidade, evitar descarte irregular de inservíveis, além de dar destinação adequada para o lixo.

Histórico

Continua após a publicidade

Em 2008, o programa de coleta de lixo reciclável começou pelo Jardim América, um dos maiores e mais populosos de Goiânia. Pouco a pouco foi sendo ampliado para atender mais regiões, até alcançar toda a capital.

Dentre as ações do início do programa, destaque para o uso dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), onde o cidadão deposita o material em 114 abarcadores de Goiânia. O serviço evoluiu para a coleta de porta em porta ampliada e ainda ganhou, em 2011, o Cata-Treco, que recolhe móveis e eletrodomésticos na casa do contribuinte com data marcada.

Atualmente, a Companhia recolhe média de 2,5 mil toneladas de resíduos recicláveis por mês, divididos em cinco circuitos, sendo alguns bairros diários, em outros, duas e três vezes por semana. Os coletores recolhem nas portas de casas caixas de papelão, sacos e embalagens plásticas, papéis brancos ou pardos, revistas, jornais, garrafas plásticas, potes e latas de alumínio, plásticos e vidros.

Os circuitos da coleta seletiva podem ser conferidos no portal da Companhia Urbana de Comurg. Já o Cata-Treco pode ser agendado por WhatsApp – 98596-8555 ou pelo aplicativo 24h da Prefeitura de Goiânia.

Leia também: Reciclagem: Coleta seletiva promove geração de renda e limpeza urbana

Com informações da Comurg

Veja Também