Segunda-feira, 01 de julho de 2024

PF prende grupo que trocava bagagens de passageiros por malas com drogas; duas vítimas são de Goiânia

Durante a investigação, foi identificado grupo criminoso que remeteu 40 quilos de cocaína para a Alemanha através de troca de bagagens de passageiros

Postado em: 04-04-2023 às 08h23
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: PF prende grupo que trocava bagagens de passageiros por malas com drogas; duas vítimas são de Goiânia
Durante a investigação, foi identificado grupo criminoso que remeteu 40 quilos de cocaína para a Alemanha através de troca de bagagens de passageiros | Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (4/4) uma operação com objetivo de combater o tráfico internacional de drogas enviadas a outros países por meio da troca de malas de passageiros em aeroportos.

Segundo a PF, a estratégia dos criminosos se baseava na troca de etiquetas de bagagens, retirando a marcação da bagagem despachada e colocando-a em outra, contendo as drogas ilícitas. Policiais Federais cumpriram 6 mandados judiciais de prisão temporária.

Durante a investigação, foi identificado grupo criminoso que remeteu 40 quilos de cocaína para a Alemanha através de troca de bagagens.

Continua após a publicidade

Vítimas de Goiânia

Duas passageiras oriundas de Goiânia, que tiveram suas bagagens trocadas, foram presas por tráfico internacional de drogas na cidade de Frankfurt, na Alemanha, no dia 5 de março.

Suas bagagens tinham sido despachadas no Aeroporto Santa Genoveva, na capital de Goiás. Ao chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), os criminosos trocaram as etiquetas e, quando a bagagem chegou ao país europeu, o material criminoso foi descoberto pela fiscalização.

Como a etiqueta de identificação da mala com as drogas estava com o nome da goianas, ela foram rastreadas e detidas pela polícia alemã.

As passageiras ainda se encontram presas em Frankfurt. Elas informaram não ter conhecimento do conteúdo ilícito dentro das malas, e que as bagagens apreendidas não eram delas.

Segundo a PF, em favor das brasileiras presas há uma série de evidências que levam a crer, de fato, que não há envolvimento delas com o transporte da droga, pois não correspondem ao padrão usual das chamadas “mulas do tráfico”.

Leia também: PM prende 47 envolvidos em casos de furto, roubo e tráfico de drogas, em Goiás

Veja Também