Quadrilha que fraudava seguro de veículos e cargas em Goiás e mais três Estados é alvo de operação da PF

O grupo atuava na prática de comunicação falsa de roubo ou furto de veículos e bens transportados

Postado em: 04-05-2023 às 08h41
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Quadrilha que fraudava seguro de veículos e cargas em Goiás e mais três Estados é alvo de operação da PF
O grupo atuava na prática de comunicação falsa de roubo ou furto de veículos e bens transportados | Foto: Segurança Pública

Uma força-tarefa envolvendo a Polícia Federal, Militar e Penal de Goiás, cumpriu, nesta quinta-feira (4/5), 15 mandados judiciais contra quadrilha que fraudava seguro de veículos automotores e de cargas, em operação deflagrada em Goiás, Mato Grosso, Pará e Paraná. O grupo atuava na prática de comunicação falsa de roubo ou furto.

As investigações tiveram início em outubro de ano passado, a partir do conhecimento de que uma suposta organização criminosa estaria atuando além do limite territorial goiano, na prática de delitos como comunicação falsa de crime, estelionato, receptação e lavagem de dinheiro.

Ao todo, três mandados de prisão ocorreram em Goiânia, e 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos também na capital, além das cidades de Aragarças, Barra do Garças (MT), Confresa (MT), Santana do Araguaia (PA) e Londrina (PR).

Continua após a publicidade

Comunicação falsa

De acordo com as investigações, o grupo criminoso comunicava falsamente o furto ou roubo do veículo automotor segurado ou de cargas, no qual o denunciante se passa por vítima, na intenção de permitir o recebimento do valor correspondente ao bem que foi segurado. No entanto, posteriormente, as cargas seguradas eram vendidas e os veículos encaminhados “desmanches” de peças.

As ações da Operação Escroque contaram com 70 agentes policiais, em que foram apreendidos carros e motos de luxo, além de joias e armas de fogo de alto calibre.

A importância do combate a este tipo de delito repercute inclusive na precificação dos prêmios de seguros, seja porque a seguradora reajusta o preço com base no desequilíbrio da carteira, seja porque já inclui antecipadamente no preço da apólice um valor para fazer frente às fraudes que ela indenizará.

Veja Também