Vacina contra a gripe é liberada para população a partir de 6 meses

Saúde quer atingir 90% da população vacinada, e a secretária planeja um dia D de vacinação

Postado em: 05-05-2023 às 08h14
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacina contra a gripe é liberada para população a partir de 6 meses
Goiás teve 16 óbitos pela doença e a chegada do frio preocupa | Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) liberou nesta quinta-feira (4) a vacinação contra a influenza para todas as pessoas acima dos seis meses de idade. O objetivo é atualizar o cartão vacinal de 90% da população do estado, tanto para Covid quanto para a Influenza.

Em coletiva de imprensa, o subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES, Luciano de Moura, chama atenção para a baixa cobertura vacinal atingida no primeiro mês de campanha contra a influenza. O estado de Goiás atingiu apenas 30% da cobertura total, o que contribui para o aumento de casos graves da doença e óbito em pessoas fora dos grupos prioritários. “Essa cobertura de 30% está muito aquém da necessidade do que a gente esperava”, lamenta Moura.

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, a vacinação dos grupos prioritários iria até 31 de maio. “Estamos antecipando para a população em geral, porque Goiânia tem estrutura e vacinas suficientes e, principalmente, pela quantidade de casos e óbitos já registrados. E, também, porque o período mais crítico para a doença se aproxima e a população precisa estar protegida”, explica o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Continua após a publicidade

Embora a cobertura vacinal contra Influenza em Goiânia já tenha atingido 30,41% do público-alvo, índice acima do nacional que gira em torno de 25%, a SMS tem adotado medidas para ampliar o número de pessoas imunizadas. Desde o início da campanha, em 04 de abril, o município já aplicou 152.812 doses. 

“Além das 73 salas que funcionam durante a semana, e das três nos finais de semana e feriados, estamos realizando a vacinação extramuros. Já foram aplicadas 11 mil doses da Influenza em trabalhadores da saúde, das forças de segurança e salvamento, de educação e do transporte público, todos em seus locais de trabalho. Além disso, no sábado, teremos o Dia D de Vacinação”, anuncia o secretário.

A SES-GO chama atenção para o aumento de casos graves de síndrome respiratória e de óbitos devido à influenza. O mais preocupante para a instituição é o avanço da doença em grupos mais jovens e sem comorbidades. Atualmente, Goiás apresentou 16 óbitos pela doença e a chegada da temporada mais fria preocupa.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, contou que serão 900 postos de vacinação em todo o estado voltados para o dia D. Apesar do foco no combate à influenza, os pontos de vacinação do sábado (6) também vão atualizar o cartão de vacinas da Covid. “Como a gente viu aumentar casos em pessoas mais jovens, fora dos grupos prioritários, a gente entendeu que devemos vacinar o maior número de pessoas possível”, explicou a superintendente.

Veja Também