Goiânia ganhará primeiro abrigo de abelhas

O local do abrigo para abelhas sem ferrão foi escolhido pelo processo de recuperação ambiental de matas ciliares degradadas

Postado em: 10-05-2023 às 10h48
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia ganhará primeiro abrigo de abelhas
O local do abrigo para abelhas sem ferrão foi escolhido pelo processo de recuperação ambiental de matas ciliares degradadas | Foto: Amma

A Prefeitura de Goiânia assina no dia 19 de maio, o Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para a criação do primeiro Meliponário da capital, que será construído no Núcleo Socioambiental do Parque Bernardo Élis, Setor Novo Horizonte.

O local do abrigo para abelhas sem ferrão como a Jataí, Iraí, Mandaguarí e a Marmelada, foi escolhido pelo processo de recuperação ambiental de matas ciliares degradadas da bacia do Ribeirão Macambira e Anicuns.

A visitação ao Meliponário Bernardo Élis será diária e gratuita a todos que quiserem conhecer a história das Abelhas de Goiânia.

Continua após a publicidade

“Vamos abrigar aqui abelhas nativas e sem ferrão, que estavam com ninhos estabelecidos em árvores que tinham que sofrer podas ou seriam extirpadas por motivo de doença ou morte”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.

Técnicos da Amma avaliam que é de extrema importância a presença das abelhas nativas para acelerar o processo de recuperação ambiental, por meio da polinização das flores nos corredores ecológicos onde a fauna e flora existem em Goiânia.

Coleta e cuidado

Em Goiânia, além da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que atua diretamente com as abelhas nativas e sem ferrão, o Centro de Zoonoses é responsável pelo cuidado e coleta de abelhas com ferrão, e pode ser acionado pelo telefone (62) 3524-3131.

Para solicitar os serviços da Amma em árvores com abelhas nativas e sem ferrão, com risco de queda, morte ou doença, basta acionar o telefone da Gerência de Proteção e Manejo da Flora e Fauna, pelo número (62) 3524-1422.

Leia também: Saiba onde descartar eletrodomésticos, eletrônicos e pilhas

Veja Também