Faixa reversa na Castelo Branco apresenta economia de até 20 minutos em trecho, diz SMM

Os testes continuarão até a próxima sexta-feira (12/5)

Postado em: 11-05-2023 às 09h19
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Faixa reversa na Castelo Branco apresenta economia de até 20 minutos em trecho, diz SMM
Os testes continuarão até a próxima sexta-feira (12/5) | Foto: SMM

A implantação de faixa reversa na Avenida Castelo Branco apontou uma economia de tempo no trânsito de aproximadamente 20 minutos no percurso entre a Praça Walter Santos e a Rua Jaraguá. A informação é da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), que realizou o teste na última terça-feira (9/5), entre 17h às 19h.

No percurso, durante o horário mais crítico, por volta de 18h15, ao longo de 1,3 quilômetros, o condutor deixou de gastar 25 minutos para realizar o trajeto em cerca de 5 minutos. Já por volta de 19h, esse tempo caiu para 4 minutos.

“Ou seja, a via reversa representa uma média de 20 minutos de economia para o goianiense chegar em casa mais cedo”, avalia o titular interino da SMM, Vinícius Henrique Alves. Os testes continuarão até a próxima sexta-feira (12/5).

Continua após a publicidade

Adotada em grandes centros urbanos no Brasil, dentre eles, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, a faixa reversa (ou reversível) inverte o sentido de circulação de uma das faixas de rolamento para atender o sentido de maior demanda de tráfego. Em São Paulo, por exemplo, a medida é usada desde 1986.

Leia também: Operação do Detran registra mais de 181 infrações de trânsito na Região da 44

Veja Também