Após 36 anos, último trecho da Ferrovia Norte-Sul é entregue entre Goianira e Ouro Verde

Iniciada em 1986, a ferrovia agora concluída terá a capacidade de ligar o Porto de Itaqui (MA) ao de Santos (SP)

Postado em: 26-05-2023 às 08h19
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Após 36 anos, último trecho da Ferrovia Norte-Sul é entregue entre Goianira e Ouro Verde
Iniciada em 1986, a ferrovia agora concluída terá a capacidade de ligar o Porto de Itaqui (MA) ao de Santos (SP) | Foto: Divulgação/Rumo

As obras da Ferrovia Norte-Sul que duraram mais de 36 anos chegaram ao fim na quinta-feira (25/5), com a conclusão do trecho entre os municípios de Goianira e Ouro Verde de Goiás. Iniciada em 1986, a ferrovia agora concluída terá a capacidade de ligar o Porto de Itaqui (MA) ao de Santos (SP).

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda deve fazer uma visita ao trecho para o processo de homologação. Em breve, o governo federal deve marcar uma cerimônia com autoridades para a inauguração oficial. 

O trecho que fica pronto é de responsabilidade da Rumo Logística, que desde 2019 administra 1.537 quilômetros da estrada de ferro, entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste. A expectativa agora é que a ferrovia possa impulsionar o transporte de mercadorias de uma vasta região no centro do Brasil, cuja ausência a vinha condenado a uma baixa produtividade por séculos.

Continua após a publicidade

Além da produção agrícola — soja, milho e algodão, entre outros —, uma gama de empreendimentos pode tornar-se economicamente viável com o uso doo trem como transporte, seja para os portos, seja para a região de maior renda e produção do país, o Sudeste.

Leia também: Alego aprova regulamentação do Sistema Ferroviário Estadual em Goiás

Veja Também