Sedhs oferece acolhimento provisório para pessoas em situação de rua

A acolhida pode ser por demanda espontânea (os usuários podem procurar o local espontaneamente) ou por encaminhamento referenciado da rede de serviços.

Postado em: 06-06-2023 às 15h04
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Sedhs oferece acolhimento provisório para pessoas em situação de rua
A acolhida pode ser por demanda espontânea (os usuários podem procurar o local espontaneamente) ou por encaminhamento referenciado da rede de serviços. | Foto: Divulgação / Secom

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), disponibiliza duas unidades de Casa de Acolhida Cidadã (Cac I e Cac II), para pessoas em situação de rua, em trânsito, como migrante e imigrante no município de Goiânia, ou com vínculos familiares rompidos, ou fragilizados. As unidades oferecem proteção social integral ao usuário atendido, mediante equipe técnica multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e pedagogo.

A acolhida pode ser por demanda espontânea (os usuários podem procurar o local espontaneamente) ou por encaminhamento referenciado da rede de serviços. As unidades funcionam 24h e o atendimento prestado inclui a provisão de necessidades básicas, como alimentação, higiene pessoal e pernoite com segurança, atividades ocupacionais, culturais, encaminhamentos ao mercado de trabalho, aquisição de documentos pessoais, ações educativas e de orientação sobre temas diversos e direcionamento para outros serviços da rede de proteção social, dentre outros.

No caso de pessoa idosa, o encaminhamento também pode ser feito por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso. Caso aja suspeitas ou confirmação de violência contra a pessoa com 60 anos, ou mais, é importante denunciar, pois a família e a sociedade devem colaborar para o bem-estar dos idosos, assegurando sua dignidade, liberdade, inclusão e participação.

Continua após a publicidade

As unidades de acolhimento já estão preparadas para receber temporariamente pessoas idosas e oferecer acolhimento de qualidade, garantindo respeito, individualidade e atendimento adequado. Em seguida, é realizado o direcionamento para unidades específicas conforme necessidade constatada.

Confira a localização das Casas de Acolhimento:

A Casa de Acolhida Cidadã – CAC I oferta o serviço de acolhimento institucional provisório, na modalidade casa de passagem, para pessoas adultas do sexo masculino e o grupo LGBTQI+ (com faixa etária compreendida entre 18 e 60 anos). Fica situada na Avenida 24 de Outubro, número 253, quadra P-86, lote 21, Setor dos Funcionários.

Já a Casa de Acolhida Cidadã – CAC II oferta o serviço de acolhimento institucional provisório, na modalidade casa de passagem, para famílias e mulheres com idade entre 18 e 60 anos. Fica situada na Rua 220, número 887, Setor Leste Universitário.

Veja Também