Interior de Goiás atrai quem procura sossego e economia

Além da vida mais tranquila e saudável que as cidades interioranas oferecem, o custo de vida, que também é muito menor

Postado em: 07-06-2023 às 16h24
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Interior de Goiás atrai quem procura sossego e economia
Além da vida mais tranquila e saudável que as cidades interioranas oferecem, o custo de vida, que também é muito menor. | Foto: iStock

Uma casinha no interior de Goiás pode ser a maior realização que uma pessoa comum pode desejar ter, já que muita gente que gosta de viver com sossego e simplicidade não faz questão de estar dentro dos grandes prédios da “cidade”, com salão de festa e academia.

Se, para alguns, o cenário das pequenas cidades interioranas pode ser entediante e enfadonho, há quem jure de pés juntos que não há vida mais feliz do que a que se vive junto à natureza, em cidades onde todo mundo se conhece e muito pouco preocupa-se com a segurança, tendo em vista os baixíssimos índices de criminalidade das pequenas cidades goianas.

Sem Luxo, Mas Com Conforto e Aconchego

Fogão a lenha, panela de barro, frigideira de ferro e cheirinho de bolo aquecem a cozinha, ao mesmo tempo que as crianças brincam na rua e o vovô assiste as notícias agrícolas que passam na TV ou são transmitidas pela rádio local.

Continua após a publicidade

Além da vida mais tranquila e saudável que as cidades interioranas oferecem, o custo de vida, que também é muito menor.

Enquanto um salário mínimo, muitas vezes, não paga nem o aluguel e o condomínio de um bom apartamento no centro de Goiânia, pode ser mais que suficiente para dar conta de uma casinha confortável em cidades como Anhanguera, Cachoeira de Goiás, Lagoa Santa, Moiporá, Davinópolis, Água Limpa, Aloândia ou São João da Paraúna, por exemplo.

Como nem tudo são flores, algumas dessas (e de outras) pequenas cidades, não são o que se pode chamar de grandes oportunidades para quem precisa começar uma carreira de trabalho.

Compostas por muitos aposentados, agricultores e funcionários públicos, pode parecer que as cidadelas não são os melhores lugares para jovens que desejam se destacar profissionalmente, mas há algo que precisa ser levado em consideração:

A Tecnologia Rompeu Barreiras Demográficas

Hoje, com a possibilidade de trabalhar em home office, surgiram infinitas possibilidades no mercado digital e oportunidades inúmeras para quem deseja estudar online.

A localidade onde se está instalado é o que menos importa.

Com acesso à internet, um bom celular e um computador, é possível unir o melhor dos dois mundos: conforto, segurança, sossego, baixo custo de vida e, ainda, dar uma alavancada gigantesca na carreira, até para, quem sabe, poder trabalhar como nômade digital, enquanto proporciona uma aposentadoria segura e tranquila para os pais, uma vida menos estressante para o cônjuge e uma infância mais feliz para os filhos.

Menos Burocracia e Mais Possibilidades

Para quem ainda não conquistou um grande patrimônio, o interior pode ser uma ótima forma de dar os primeiros passos. 

Enquanto imóveis na cidade grande podem precisar de financiamentos bastante complexos para serem adquiridos, as casas em cidades menores geralmente são vendidas através de contratos, que não exigem tanta burocracia e não envolvem tanta complexidade.

Mesmo quem não tem capital o suficiente, ou um emprego formal que facilite a obtenção de empréstimos para realizar uma compra à vista, ainda pode conseguir fazer bons negócios através de financeiras que oferecem credito para autonomo e possibilitam que o comprador possa, ao menos, oferecer uma boa entrada para fazer negócio.

Também não é incomum que nas negociações menos burocráticas sejam realizadas trocas envolvendo veículos e terrenos, e a boa vontade e simplicidade na hora de negociar (se comparado às práticas comumente aplicadas em cidades maiores), acabam possibilitando que todo mundo consiga progredir, sem que seja necessário viver em um ritmo angustiante e cansativo de competição e inseguranças.

Abaixo, uma pequena lista de cidadelas de Goiás, perfeitas para quem quer mudar de vida e adotar um ritmo mais tranquilo para os próximos anos:

Cidade de Goiás – 22.000 habitantes

Fundada em 1736, quando era chamada de  Vila Boa de Goiás, foi a sede do Estado até 1934.

Foi lá que Cora Coralina viveu durante toda a sua vida.

Pilar de Goiás –  2.733 habitantes

A cidade já foi uma das mais importantes de Goiás, principalmente pela quantidade de ouro presente na região.

Hoje, menos movimentada do que nos anos áureos do garimpo, se tornou uma cidade pacata, com atrações turísticas como a Festa de Nossa Senhora do Pilar e as Cavalhadas.

A cidade, que foi morada da Princesa Isabel por cerca de um ano, é uma ótima região para morar, apesar de ficar um pouco distante da capital (pouco mais de 250 quilômetros).

Santa Rosa de Goiás – 2.252 habitantes

Desenvolvida, principalmente, através da agropecuária, a cidadezinha é bastante aconchegante e pacata, e tem como bônus o fato de estar muito perto da capital. São cerca de 80 km, equivalentes a, aproximadamente, uma hora de distância, de carro.

Lagoa Santa: 1.568 habitantes

A pouco mais de 130 km de Brasília, Lagoa Santa é famosa pelas belezas naturais, que fazem com que turistas de todo o Brasil visitem a região. Quem mora lá, não tem motivos para querer ir embora.

Anhanguera – 927 habitantes

Uma das menores cidades do país (senão a menor) é quase um vilarejo, mas não deixa de proporcionar lazer e esportes para seus moradores, além disso, é uma cidadela muito bonita e bem cuidada.

Muito Mais

Como se poder ver, Goiás é muito mais que os grandes centros urbanos, e para quem não é tão apegado ou vinculado à vida nas cidades mais populosas, experimentar um tempo no interior pode ser uma experiência incrível, e talvez, a melhor que possa ter.

PI 23503

Veja Também