Exportação de carne bovina cai por conta de baixa demanda da China

Pesquisa não apontou as razões, porém especialistas acreditam que a queda se deu após o caso de vaca louca confirmado no Pará

Postado em: 19-07-2023 às 11h50
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Exportação de carne bovina cai por conta de baixa demanda da China
Pesquisa não apontou as razões, porém especialistas acreditam que a queda se deu após o caso de vaca louca confirmado no Pará | Foto: iStock

O Brasil registrou no primeiro semestre do ano uma queda nas exportações de carne bovina devido a um menor apetite da China por compras e à diminuição nos preços pagos pelo produto. O mercado chinês é responsável por quase 50% das importações do setor e será determinante para uma possível recuperação nos resultados até o final do ano. 

Segundo avaliação da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), a queda chegou a 43% na receita e 25% no volume em abril. A pesquisa também aponta que as vendas externas de carne do Brasil atingiram 1,076 milhão de toneladas entre janeiro e junho, registrando uma leve queda de 1% em comparação com o mesmo período do ano passado. A receita também sofreu uma queda, sendo mais expressiva, com uma diminuição de 21% no período, totalizando US$ 4,937 bilhões.

No acumulado deste ano, segundo a Abrafrigo, as exportações totais somaram 2,882 bilhões de dólares, para um volume de 639.598 toneladas, versus quase 4 bilhões de dólares e cerca de 730 mil toneladas no primeiro quadrimestre de 2022.

Continua após a publicidade

De janeiro a abril de 2023 a receita das exportações para a China somaram 1,326 bilhão de dólares, ante 2,2 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado. Já os embarques aos chineses atingiram 269.136 toneladas, contra 344.270 toneladas na mesma comparação com 2022. Todos os dados foram apresentados na pesquisa. 

A Abrafrigo não comentou as razões da queda nos embarques para a China, mas a previsão é de que a redução aconteceu depois do caso de vaca louca confirmado no Pará. 

Relembre o caso: Frigoríficos de Goiás encolhem produção e dão férias coletivas após caso confirmado de ‘vaca louca’ no Pará

O resultado das receitas foi influenciado pelo menor valor pago pela carne bovina no mercado internacional e pelo enfraquecimento da demanda. Esse fator não apenas impactou  negativamente as exportações brasileiras como deixou o país atento das possíveis ações para que haja uma melhora no mercado.

Veja Também