Frigoríficos de Goiás encolhem produção e dão férias coletivas após caso confirmado de ‘vaca louca’ no Pará

Presidente do Sindicarne-GO, aponta que descoberta, mesmo recente, já começou a surtir efeito localmente no segmento

Postado em: 03-03-2023 às 10h54
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Frigoríficos de Goiás encolhem produção e dão férias coletivas após caso confirmado de ‘vaca louca’ no Pará
Presidente do Sindicarne, aponta que descoberta, mesmo recente, já começou a surtir efeito localmente no segmento | Foto: Divulgação/ iStock

Os frigoríficos de Goiás deram férias coletivas para os funcionários depois da suspensão das exportações de carne bovina do Brasil. A informação foi dada pela TV Anhanguera, na noite desta quinta-feira (2). 

Segundo divulgado, as empresas JBS de Senador Canedo e Mozarlândia, e a Minerva Foods, em Palmeiras de Goiás, tiveram registros de férias coletivas na última semana. A JBS disse à imprensa que não irá comentar sobre  o caso. Já a Minerva, disse que aguarda que a venda para a China volte o mais rápido possível.

Conforme protocolo sanitário oficial, às exportações de carne para a China, principal compradora do produto brasileiro, foram suspensas na última quinta-feira (23). A suspensão das exportações ocorreu após o anúncio de um caso de vaca louca (doença conhecida como Encefalopatia Espongiforme Bovina) que ocorreu em  Marabá, no Pará. O caso da doença foi confirmado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e o animal foi abatido e incinerado. 

Continua após a publicidade

Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que as exportações de carne bovina do país foram na China, Tailândia, Irã e na Jordânia. Já a Rússia apresentou embargo da carne exportada do Pará. 

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados de Goiás (Sindicarne-GO), Leando Stival, a descoberta do animal infectado, mesmo recente, já começou a surtir efeito localmente no segmento. A cotação mais recente da arroba, referente à última sexta-feira (24), está em R$ 244,50 em Goiás – uma queda de 9% em relação à semana anterior.

Leia também: Entenda os riscos da ‘doença da vaca louca’ para humanos, que pode ser transmitida por carne contaminada

Veja Também