Avenida C-107 é interditada para construção de rede de drenagem

Obra tem o objetivo de conter alagamentos durante os períodos de chuvas e tem previsão de ser finalizada em até 30 dias segundo a Seinfra

Postado em: 26-07-2023 às 07h30
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Avenida C-107 é interditada para construção de rede de drenagem
O bloqueio total do trecho foi solicitado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) com o intuito de iniciar a construção e ampliação da rede de drenagem | Foto: Divulgação

A Rua C-190, a partir da esquina com a C-119, e a Avenida C-107, a partir da Rua C-120, no Jardim América, em Goiânia, foram interditadas nesta terça-feira (25). O bloqueio total do trecho foi solicitado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) com o intuito de iniciar a construção e ampliação da rede de drenagem. Além disso, o projeto prevê colocação de grelha e também tem o objetivo de reforçar a sustentação de terreno onde há uma torre de alta tensão. A obra tem previsão de ser concluída em 30 dias.

Segundo a Seinfra, no meio do quarteirão da Rua C-190, as equipes vão construir uma grelha para drenagem da água da chuva. Antes da esquina com a Rua C-107, será ampliada a rede de drenagem, com a troca da tubulação de 800 milímetros por 1500 milímetros, além da construção de bocas de lobo. Já na Avenida C-107, será feito o enrocamento próximo a uma torre de alta tensão. A obra consiste em reforçar a sustentação do terreno com pedras onde fica a torre. 

“Nós fizemos todo um estudo para que no período próximo de chuva tenha menos problemas nessa região. Além dos 800 milímetros, que não comportam mais toda a captação da água, nós estamos colocando outros tubos de 1500 milímetros. Então, estamos praticamente dobrando a capacidade a fim de melhorar o escoamento da água antes que ela chegue em um grande volume. Além da obra de drenagem, estamos fazendo um grande trabalho para fazer a sustentação da torre de alta tensão, que é a grande preocupação dos moradores. Então, são duas obras importantes”, afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira.

Continua após a publicidade

Enxurradas

Segundo dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), de novembro de 2022 a abril deste ano, Goiânia registrou um volume de chuvas acima da média histórica. No dia 30 de janeiro de 2023, um motociclista desapareceu depois de ser levado por uma enxurrada no Setor Jardim América. O caso aconteceu justamente na Avenida C-107, próximo à ponte do Córrego Cascavel. Warley Melo Adorno, de 22 anos, tentou atravessar um ponto da via entre as ruas C-190 e C-187. 

Na época, pessoas próximas gravaram um vídeo que mostra o momento em que o rapaz se aproxima, para a motocicleta, mas em seguida tenta seguir pela Avenida C-107. Ao se deslocar, ele cai e desaparece em meio à força da água. As buscas pela vítima tiveram início por volta das 15h e envolveram equipes com varreduras a pé e pelo ar, por meio de drone. Após várias horas, o corpo do jovem foi encontrado sem vida pelo Corpo de Bombeiros na Avenida Padre Wendel, na Vila Abajá.

Veja Também