Mais de 100 refugiados afegãos estão acampados no aeroporto de Guarulhos

Em nota, a Prefeitura afirmou que as 177 vagas para acolhimento de migrantes e refugiados no município estão ocupadas e não há previsão de quando estarão disponíveis

Postado em: 17-08-2023 às 17h47
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 100 refugiados afegãos estão acampados no aeroporto de Guarulhos
Cerca de 20 famílias, com 32 crianças, estão à espera de abrigo - Foto: Fábio Tito/g1

Na última semana, inúmeros refugiados chegaram ao Brasil com visto de acolhida humanitária. Atualmente, há mais de 100 afegãos acampados no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com o Coletivo Frente Afegã, cerca de 20 famílias, com 32 crianças, estão à espera de abrigo. 

Os refugiados afegãos estão acampados em frente ao Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, no mezanino do aeroporto. Conforme a Prefeitura de Guarulhos publicou em nota, não é responsável pelo acolhimento, mas está trabalhando de forma emergencial. 

De acordo com a Prefeitura, estão garantindo a alimentação com café da manhã, almoço e jantar. Além disso, destacaram que as 177 vagas para acolhimento de migrantes e refugiados no município estão ocupadas e não há previsão de quando estarão disponíveis. O aeroporto de Guarulhos é o único no país que recebe voos do Afeganistão.

Continua após a publicidade

No final de junho, 128 afegãos também ficaram acampados no aeroporto. Porém, transferiram o grupo para Praia Grande, no litoral de São Paulo. Os refugiados ganharam abrigo na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos. De acordo com o Sindicato, até hoje ainda estão sendo transferidos para outros abrigos sob orientação do Ministério da Justiça.

Acolhida humanitária

Ao longo de 2021, o deslocamento forçado do Afeganistão para o Brasil já era grande. A Acnur, Agência da ONU para Refugiados, registrou mais de 400 mil refugiados afegãos entre os meses de janeiro e julho. Após o Talibã tomar o poder no dia 15 de agosto, uma crise se instalou no Afeganistão e o número de imigrantes aumentou.

Em setembro de 2021, o governo brasileiro publicou uma portaria estabelecendo a concessão de visto temporário aos cidadãos afegãos. Essa acolhida humanitária foi implementada em razão da crise que se instalou no Afeganistão a partir da tomada de poder do grupo extremista Talibã. 

Por isso, o aeroporto de Guarulhos vem recebendo cada vez mais refugiados. Conforme os dados da Acnur, entre janeiro de 2022 e julho deste ano, o aeroporto já tinha recebido 3.545 afegãos. Até 14 de junho de 2023, o governo brasileiro autorizou a concessão de 11.576 vistos de acolhida humanitária em favor dos afegãos. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, do total de autorizados, 9.003 vistos foram efetivamente entregues aos requerentes.

Veja Também