Trânsito da Vila Redenção e Alto da Glória passa por mudanças

As obras e alterações viárias tem objetivo de gerar melhorias e fluidez ao tráfego da região

Postado em: 29-08-2023 às 08h02
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Trânsito da Vila Redenção e Alto da Glória passa por mudanças
As obras e alterações viárias tem objetivo de gerar melhorias e fluidez ao tráfego da região | Foto: Alexandre Paes/O HOJE

A segunda-feira (28) começou com mudanças na região dos setores Vila Redenção e Alto da Glória. Os trabalhos da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) começaram na Alameda Emílio Póvoa e, em seguida, foram realizados na Avenida 2ª Radial. Segundo a pasta, as alterações proporcionaram melhorias viárias, e todas as mudanças devem ser entregues na primeira quinzena de setembro. 

De acordo com o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, a SMM tem realizado um constante trabalho de ordenamento viário na capital, como o recentemente realizado na Avenida T-7. “Nossa engenharia está empenhada nesses projetos com objetivo de enfrentar esses gargalos no trânsito da cidade. Agora, estamos focados nesta região que possui alto índice de construções verticais, o que a torna adensada por veículos e pedestres, além do setor gastronômico, que intensifica a procura do local em horário de pico”, explica.

O projeto inclui fechamento e prolongamento de canteiro, além da retirada de conversões à esquerda. Os engenheiros de trânsito desenvolveram um modelo para melhorar a trafegabilidade para quem passa por essas vias. “Esse cruzamento da Rua Recife e 2ª Radial com a Alameda Emílio Póvoa possui uma grande entrada e saída de veículos. Com a nova configuração, o condutor vai ter uma economia de 40 segundos em que ele ficaria parado naquele semáforo”, explica o secretário, ao indicar a retirada do terceiro tempo semafórico no cruzamento, ou seja, a conversão à esquerda.

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário executivo de Mobilidade, Ciro Meireles, antes das mudanças, a pasta fez um estudo técnico, e como a cidade cresceu de forma desordenada, a frota de veículos que trafega por essas vias não tem sido comportada de maneira correta, devido ao terceiro tempo acumular muitos veículos e ofertar pouco tempo de travessia.

“Desde janeiro nós estamos retirando vários terceiros tempo, uma prática que tem dado certo, destravado a cidade, desfazendo várias caudas (filas de carros parados nos cruzamentos) e vários congestionamentos. Esse é o nosso intuito, garantir trafegabilidade, agilidade e evitar gargalos que tragam morosidade aos motoristas de Goiânia”, aponta Ciro. 

Já foram iniciadas toda parte de infraestrutura para reestruturar todas as ruas secundárias, como por exemplo, os alargamentos da Rua 1018, e em alguns pontos na Alameda Emílio Póvoa, além do fechamento de canteiro na mesma via. “Esse trabalho é realizado para receber aquele condutor que atualmente realiza a conversão à esquerda. Com o novo modelo só será possível realizar manobras à direita”, pontuou Marcelo Torrubia.

Tráfego atual

Desde a semana passada a SMM entrou fazendo as configurações, alargamento de pista, fechamento de canteiro central e abertura de canteiro central. Segundo a pasta, agora entraram a equipe de sinalização tanto horizontal quanto vertical orientando os condutores a buscar o melhor trajeto. Além disso, esses agentes estarão fazendo a entrega de panfletos e comunicado aos moradores.

Atualmente a Rua São Luís é um alimentadora da avenida Recife, mas ela não vai ser mais, tornando-se uma coletora, ou seja, passará a ter um sentido único para fazer esse luxo de quadra o qual o condutor vai poder atravessar a Eurico Viana. “Semaforizado esse local vamos abrir o canteiro central justamente para que ele possa ter uma trafegabilidade, uma fluidez melhor e não ter todo esse congestionamento que nós temos nesse cruzamento”, explica Meireles.

Veja Também