Goiás registra queda nos números de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool

Ano passado, foram 5.941 em operação de fiscalização por recusa ao teste do bafômetro e 2.748 foram autuados após o teste do etilômetro.

Postado em: 22-09-2023 às 17h28
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás registra queda nos números de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool
Ano passado, foram 5.941 em operação de fiscalização por recusa ao teste do bafômetro e 2.748 foram autuados após o teste do etilômetro. | Foto: Divulgação / Detran-GO

Em Goiás, o número de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool teve uma leve queda entre os meses de janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Nos oito primeiros meses de 2023, foram 7.945 motoristas autuados. No ano passado foram 8.689. Queda essa que é de 8,5%.

Até o mês de agosto deste ano, 5.338 condutores foram autuados em fiscalizações de trânsito por recusa ao teste do bafômetro e outros 2.607 foram autuados após o teste do etilômetro. Ano passado, foram 5.941 em operação de fiscalização por recusa ao teste do bafômetro e 2.748 foram autuados após o teste do etilômetro.

Essa queda, mesmo que discreta, ela é vista com bons olhos. “Vemos como um reflexo das ações de educação e da maior presença da fiscalização nas ruas. Quando o cidadão sabe que sua conduta está incorreta e que se insistir será punido, ele pensa duas vezes”, relatou o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

Continua após a publicidade

Campanha

Além das ações diárias de educação e fiscalização, o Detran-GO também preparou durante esta Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, uma campanha com videocase, que discute a problemática da combinação de álcool e direção.

O videocase “Álcool e direção: quem paga a conta” mostra as consequências da combinação é desastrosa. “A ideia é provocar na sociedade a reflexão sobre os riscos que se corre desnecessariamente. A pessoa pode beber, se divertir, mas, ao mesmo tempo, agir com responsabilidade. Vá de táxi, use um transporte de aplicativo, pegue carona com os amigos.

Veja Também