Goiás está sob alerta de tempestades e calor intenso neste final de semana

Segundo o Cimehgo, as temperaturas permanecerão elevadas apesar das chuvas, elevando o risco de incêndios

Postado em: 04-11-2023 às 16h37
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás está sob alerta de tempestades e calor intenso neste final de semana
(Foto: Ricardo Rafael)

Goiás tem previsão de tempestades e muito calor neste final de semana. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), haverá pancadas de chuvas isoladas em todo o estado, com formação de chuvas torrenciais em algumas regiões. Além disso, apesar das chuvas terem possibilidade de tempestades, as temperaturas permanecerão elevadas. Em alguns municípios da região Oeste e Norte do estado, os termômetros chegaram a 38ºC.

Em Goiânia, a previsão é de chuvas isoladas no sábado (4) e também no domingo (5). Porém, a capital de Goiás também deve registrar altas temperaturas, com máximas que podem chegar a 34ºC. Além disso, a umidade relativa do ar permanecerá baixa, podendo atingir 30%. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa se configura como uma situação de alerta e é potencialmente prejudicial à saúde. Isso porque a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%.

Alerta de tempestades

Ainda segundo a Cimehgo, muitas cidades goianas terão chuvas intensas. Conforme o Centro explica, o prognóstico é resultado da combinação de alguns pontos favoráveis. Portanto, a combinação do calor forte com a umidade favorece a formação de sistemas que podem originar tempestades. Goiás, inclusive, está sob alerta de tempestades, conforme o boletim que a Cimehgo divulgou. As chuvas podem vir acompanhadas de raios, ventos e granizo neste sábado (4) e também neste domingo (5).

Continua após a publicidade

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as chuvas em Goiás podem marcar entre 20 mm e 30 mm, além de ventos de 60 km/h. O instituto aconselha que, em situações de ventos fortes, se evite abrigar sob árvores, devido ao perigo de queda e raios. Além disso, Inmet também recomenda à população goiana não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou painéis de publicidade e evitar o uso de dispositivos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Alerta para incêndios

Para mais, a Cimehgo também alerta para o risco de incêndios em algumas regiões de Goiás, mesmo diante do alerta de chuvas intensas e tempestades. Conforme o Centro explica, o período chuvoso ainda não começou de fato e as chuvas são esparsas. Portanto, ainda há muita vegetação seca em diversos municípios goianos proveniente do período de estiagem que acabou em outubro.

De acordo com a Cimehgo, apenas de sexta-feira (3) para sábado (4), houve o registro de oito alertas de incêndio em Goiás. “Parece estranho falar de chuva e queimada e isso causa uma certa confusão, mas infelizmente é uma realidade. Temos vegetação seca em alguns regiões de Goiás as chuvas não foram tão volumosas como aconteceu em Goiânia”, destacou André Amorim, gerente do Cimehgo.

Veja Também