Goiânia tem a maior alta da inflação no país em outubro

Conforme o índice, a cidade de Goiânia registrou a maior inflação entre as capitais do país, ficando em 0,80%

Postado em: 10-11-2023 às 10h37
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia tem a maior alta da inflação no país em outubro
Conforme o índice, a cidade de Goiânia registrou a maior inflação entre as capitais do país, ficando em 0,80% | Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (10/11), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o mês de outubro. Conforme o índice, a cidade de Goiânia registrou a maior inflação entre as capitais do país, ficando em 0,80%.

No país, a inflação foi de 0,24% em outubro, após a alta de 0,26% no mês anterior. É o quarto mês seguido de taxas positivas do indicador. O maior impacto individual no resultado de outubro veio
dos preços das passagens aéreas, que subiram 23,70% na comparação com o mês anterior.

Produtos em alta

A análise por grupos mostra que os preços relacionados a Habitação (2,03%), Alimentação e bebidas (0,92%), Transportes (0,81%), Saúde e cuidados pessoais (0,47%) e Despesas pessoais (0,35%) foram os que mais impactaram nos preços da cesta de compras das famílias goianienses.

Continua após a publicidade

Entre os subitens, destacam-se a energia elétrica residencial e a passagem aérea, com variações de 5,28% e 30,33%, respectivamente. Também apresentaram altas no mês o aluguel residencial (2,34%), o arroz (6,1%) e o tomate (10,5%).

Por outro lado, a gasolina caiu 0,35% no mês, sendo a quinta queda em dez meses. O acumulado do ano, por sua vez, foi de 16,16%, revelando que as quedas do ano não foram proporcionais às altas.

Leia também: Goiânia registra a maior variação da prévia da inflação do país em outubro

Aumentos da inflação nas capitais

Veja Também