Onda de calor se estenderá até sexta-feira (13)

O Inmet alerta que o fenômeno meteorológico terá intensidade excepcional, com riscos à integridade física e à vida

Postado em: 13-11-2023 às 17h07
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Onda de calor se estenderá até sexta-feira (13)
Foto: Reprodução METEORED

A onda de calor que assola Goiás, Distrito Federal e outros 13 estados deve se estender até esta sexta-feira (17), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu um alerta de grande perigo na quarta-feira (5), quando a onda de calor começou. Agora, ela já alcança pelo menos 1,1 mil municípios brasileiros e deve perdurar por mais uma semana.

Anteriormente, o primeiro alerta mencionava apenas sete estados. Agora, a onda de calor já abrange 13 unidades da Federação. De acordo com o Inmet, esse tipo de sobreaviso ocorre quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Devido à onda de calor, nesta terça-feira (14), as regiões Sul e Norte do estado de Goiás podem registrar até 40°C. Enquanto isso, a região Oeste pode chegar a 41°C. Aliás, as três localidades tiveram máxima de 40°C nesta segunda-feira (13). Já na capital goiana, a temperatura pode variar de 22°C a 36°C. Além disso, a umidade relativa do ar deve oscilar de 15% a 70%, mesmos dados desta segunda-feira.

Continua após a publicidade

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), não há previsão de chuva no estado de Goiás. Portanto, o Inmet recomenda que a população goiana beba bastante água e utilize hisdratantes para a pele, além de umidificadores. O Instituto também sugere não fazer atividades físicas e evitar a exposição ao sol em horários mais quentes do dia, tendo em vista a onda de calor.

Apesar do período de calor ser comum nesta época do ano, o fenômeno El Niño intensificou mais o cenário. Além disso, as recentes crises climáticas causadas pelo efeito estufa também colaboraram para a atual onda de calor que assola boa parte do país.

Veja Também