Sexta-feira, 08 de dezembro de 2023

Goiás tem alerta de tempestades com queda de granizo e ventos de até 100 km/h

Ao todo, 229 municípios goianos podem ter chuvas intensas de 50 a 100 milímetros por dia

Postado em: 20-11-2023 às 17h41
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás tem alerta de tempestades com queda de granizo e ventos de até 100 km/h
229 municíos goianos estão sob alerta de tempestades - Foto: SEMAD

Goiás está sob alerta de risco de tempestades, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (20). Ao todo, 229 municípios goianos terão ventos intensos, entre 60 até 100 km/h, queda de granizo e alagamentos.

De acordo com o comunicado da Inmet, o alerta de Goiás tem grau de severidade médio. Além disso, é válido até a manhã de terça-feira (21). Ainda segundo o Instituto, esses eventos devem ocorrer devido a uma combinação de calor e umidade, que gera as pancadas de chuva.

As regiões de Goiás que estão sob risco de temporais são Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste. Aproximadamente 93% do estado está sob o alerta do Inmet, o que corresponde a 229 cidades. Apenas 17 municípios goianos não se encontram sob risco de tempestades.

Continua após a publicidade

O alerta prevê chuvas intensas de 50 a 100 milímetros por dia em Goiás. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Portanto, o Inmet orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Veja as cidades de Goiás que serão afetadas:

Veja Também