Goiás integra rede internacional para redução das emissões de carbono na COP28

A organização tem o objetivo de zerar as emissões de gases de efeito estufa até, no máximo, 2050

Postado em: 05-12-2023 às 17h41
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás integra rede internacional para redução das emissões de carbono na COP28
O Estado de Goiás se tornou membro da Coalizão Under2 - Foto: Semad

O Estado de Goiás se tornou membro da rede internacional pela neutralidade climática até 2050. A integração ocorreu na COP28, em Dubai, da rede internacional pela neutralidade climática até 2050. Portanto, o governo do estado agora compõe a Coalizão Under2, uma uma organização internacional sem fins lucrativos cujo objetivo é reunir globalmente estados, regiões, províncias e outros governos subnacionais a fim de zerar as emissões de gases de efeito estufa até, no máximo, 2050.

“Essa é mais uma ação que mostra o compromisso do Estado de Goiás com a agenda climática”, disse a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. O Estado de Goiás é um dos 220 governos locais que fazem parte da Coalizão Under2. A organização teve início em 2003, com escritórios na Inglaterra, Estados Unidos, Índia, Holanda e China. Atualmente, é uma das iniciativas mais promissoras para redução das emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com o analista da Gerência de Mudanças Climáticas da Semad, João Pedro Gurgel, a integração de Goiás à Coalizão Under2 gera benefícios. “São o suporte técnico e os recursos financeiros fornecidos que ajudam governos signatários a desenvolverem planos de redução de emissões de longo prazo”, explicou. Além disso, afirmou que a rede também permite trocas de experiências entre os gestores, com compartilhamento de inovações e políticas bem-sucedidas que aceleram a transição para uma economia independente das emissões de gases de efeito estufa.

Continua após a publicidade

Goiás na Coalizão

O ingresso de Goiás à coalizão é requisito para participação na campanha “Corrida para o Zero”, que a Organização das Nações Unidas (ONU) apoia. Essa campanha reúne voluntariamente atores não estatais, como empresas, cidades, regiões, instituições financeiras, educacionais e de saúde. Essa união se dá com o intuito de estabelecer tomada de decisões rigorosas e imediatas em prol da redução das emissões globais. Ademais, tem o objetivo de reduzir as emissões pela metade até 2030.

Agora, como parte da Coalizão Under2, o Estado de Goiás terá que pagar uma anuidade de US$ 3.500,00. Além disso, o governo também deverá seguir o estatuto social e participar de assembleias gerais da organização internacional de forma presencial ou virtualmente.

COP28

A COP consiste na Conferência das Partes. Trata-se basicamente da reunião da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Esse encontro ocorre anualmente e, em 2023, o governo de Goiás foi até Dubai. Um dos objetivos da conferência é reunir lideranças globais para realizar a negociação de acordos. Porém, o objetivo principal é debater e buscar soluções para mudanças climáticas e os problemas ambientais que afetam o planeta.

Neste ano, o Estado de Goiás esteve presente na 28ª edição da COP. O evento aconteceu de 30 de novembro a 12 de dezembro, na Expo City, em Dubai. A conferência contou com a participação de milhares de delegados de todo o mundo. Essa presença serve para celebrar, simultaneamente, a conferência das partes do Protocolo de Kyoto. Para mais, a das 195 partes do Acordo de Paris de 2015, estabelecido na COP21, com objetivo de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa.

Veja Também