Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Programa Centraliza trará incentivos para a revitalização do centro de Goiânia

Chamado de Programa Centraliza, o plano deve estimular e atrair investimentos no traçado histórico da cidade

Postado em: 08-12-2023 às 08h04
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa Centraliza trará incentivos para a revitalização do centro de Goiânia
Chamado de Programa Centraliza, o plano deve estimular e atrair investimentos no traçado histórico da cidade | Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia entregou, nesta quinta-feira (7/12), o projeto de Lei que cria o Plano de Requalificação do Centro de Goiânia à Câmara Municipal. Chamado de Programa Centraliza, o plano deve estimular e atrair investimentos no traçado histórico da cidade.

“Esse é o maior incentivo para o desenvolvimento econômico e requalificação de uma região da história da Capital. O Centro já recebe ações imediatas na iluminação pública, na segurança e recapeamento de ruas e avenidas, aliadas as propostas apresentadas a Câmara Municipal, que juntas vão transformar o Centro da nossa cidade”, disse o prefeito Rogério Cruz.

O projeto de requalificação tem o objetivo de valorização dos moradores e comerciantes locais, por meio de incentivos fiscais no IPTU, ITBI e Taxa de Localização, com descontos que chegam a 10 anos. Empreendimentos como escolas, cinemas, brechós e livrarias receberam destaque na proposta pela importância histórica, social e econômica para a região.

Continua após a publicidade

Estes segmentos estão incluídos nos benefícios fiscais para os imóveis comerciais que forem submetidos a reformas retrofit, que preservam a arquitetura original, recebendo 100% de isenção do IPTU por um período de 5 anos e 40% por mais três anos. Os imóveis comerciais situados em regiões com potencial econômico terão isenção total do ITBI dentro de um período de 5 anos.

Já para comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários, terão isenção do IPTU de 100% por 3 anos e 40% por mais 2 anos. Além disso, a proposta prevê outros incentivos fiscais e urbanísticos visando fortalecer o comércio gerando empregos e atraindo novos investimentos para a região.

“Foram meses de muito trabalho e estudos da nossa equipe para conseguir viabilizar benefícios fiscais para fortalecer o comércio e atrair novos negócios, valorizando a região. As reuniões com diversos institutos, associações, sindicatos e representantes do setor produtivo viabilizaram a elaboração da melhor proposta possível para o Centro”, destacou o secretário municipal de Finanças, Vinicius Henrique Alves.

O Centraliza prevê a revitalização de espaços com importância histórica, cultural e econômica para Goiânia e o Setor Central, como o Bosque dos Buritis, Grande Hotel, Edifício Parthenon e mercados populares. A proposta agora precisa ser aprovada pelos vereadores e, em seguida, será sancionada pelo prefeito.

Com informações da Secretaria Municipal de Finanças

Veja Também