Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Goiânia vacina idosos e imunocomprometidos com doses de reforço da vacina bivalente

Podem tomar a vacina aqueles que receberam a última dose da bivalente há 6 meses ou mais

Postado em: 09-12-2023 às 11h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia vacina idosos e imunocomprometidos com doses de reforço da vacina bivalente
“Sabemos que esse vírus causa maiores complicações nas pessoas mais vulneráveis”, diz secretário de Saúde | Foto: SMS

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já está vacinando pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos, a partir de 12 anos, com doses de reforço da vacina bivalente. Podem tomar a vacina aqueles que receberam a última dose da bivalente há 6 meses ou mais.

A medida segue Nota Técnica n°83/2023 do Ministério da Saúde, publicada na terça-feira (5/12), após identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no país, a JN.1 e JG.3. Em Goias não há registro de casos com as novas sublinhagens do vírus.

A vacinação ocorre em todas as 72 salas de vacina do município. Nos finais de semana e feriados, as doses seguem sendo disponibilizadas em quatro locais: no Centro Municipal Vacinação (CMV) e nos Ciams Urias Magalhães, Dr Domingos Viggiano (no Jardim América) e Novo Horizonte.

Continua após a publicidade

O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, destaca a importância do reforço. “Sabemos que esse vírus causa maiores complicações nas pessoas mais vulneráveis, portanto, em caso de infecção, esse reforço aumenta a proteção das pessoas, evitando que desenvolvam as formas mais graves da doença”, diz.

Quem são os imunocomprometidos?

São aquelas pessoas que o sistema imunológico está comprometido, ou seja, possui baixo mecanismo de defesa. Pacientes com câncer que fazem tratamento quimioterápico ou radioterápico, pessoas com HIV, transplantados, portadores de doença renal crônica que fazem hemodiálise.

Cobertura vacinal com a bivalente em Goiânia

Atualmente, a cobertura vacinal com a bivalente de moradores de Goiânia é de 17,18%. Já foram aplicadas 225.168 doses do imunizante.

Veja Também