Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Encantos do Planalto Central é a nova Região Turística de Goiás

A 12ª região no Mapa do Turismo reúne oito municípios próximos ao Distrito Federal

Postado em: 09-12-2023 às 17h01
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Encantos do Planalto Central é a nova Região Turística de Goiás
A 12ª região no Mapa do Turismo reúne oito municípios próximos ao Distrito Federal | Foto: Divulgação/ Goiás Turismo

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), anunciou, nesta sexta-feira (8/12), a criação de uma nova região turística: Encantos do Planalto Central.

A 12ª região no Mapa do Turismo reúne oito municípios próximos ao Distrito Federal: Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina.

O ato foi formalizado entre representantes das prefeituras e da iniciativa privada, que elegeram a diretoria do Fórum Regional de Turismo.

Continua após a publicidade

Atrativos

O território abriga diversos atrativos naturais e culturais, como a maior praia artificial da América do Sul, no lago Corumbá IV. E o maior clube de pesca esportiva do país e a única propriedade rural do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em Luziânia.

Além do maior domo de cristal lemuriano do planeta, em Cristalina e a maior cachoeira acessível do país com seus 168 metros – Salto do Itiquira – em Formosa. E ainda a capital do artesanato goiano, em Olhos D’Água, distrito de Alexânia; além de hotéis fazenda e farta gastronomia regional.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a iniciativa traz uma nova imagem para a chamada “região do Entorno”, que muitas vezes foi tratada de forma pejorativa.

“Através do turismo, podemos divulgar as belezas, o que esses municípios têm de melhor e, com o fomento à atividade e promoção turística, contribuir com a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal, criada pelo governador Ronaldo Caiado, que tem atuado em prol do fortalecimento da economia, com geração de emprego e renda”, completou.

O coordenador de estruturação de destinos da Goiás Turismo e interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo em Goiás, Luciano Guimarães, destacou que o engajamento dos municípios envolvidos foi fundamental para a concretização do projeto.

“Estamos felizes com essa maturidade dos gestores e empresários a ponto de se unirem para fortalecer um território que já nasce grande pelo fato de estar entre duas capitais, Goiânia e Brasília”, destacou.

Nova configuração

Com a criação da Região Encantos do Planalto Central, Goiás passa a contar com 12 regiões turísticas. A Goiás Turismo e os municípios optaram, também, por alterar os nomes de duas regiões.

O Mapa do Turismo de Goiás será composto pelas seguintes regiões: Chapada dos Veadeiros; Chapada das Emas; Estrada de Ferro; Águas Quentes; Lagos do Paranaíba e Negócios e Tradições.

Além de Pegadas no Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Vale do Araguaia. E ainda Terra Ronca (antiga Águas e Cavernas do Cerrado); do Ouro (antiga Ouro e Cristais) e Encantos do Planalto Central.

Veja Também