Com mais de 500 mil habitantes, economia de Aparecida triplicou nos últimos 15 anos 

Investimentos em educação, saúde e infraestrutura destacam o progresso do segundo maior município goiano

Postado em: 30-12-2023 às 08h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Com mais de 500 mil habitantes, economia de Aparecida triplicou nos últimos 15 anos 
Ano de 2023 se encerra com mais de oito escolas de educação infantil em reforma para melhor atender os alunos | Foto: Secom Aparecida

Durante todo o ano de 2023, a gestão da prefeitura de Aparecida de Goiânia destacou o compromisso contínuo com os aparecidenses, evidenciado pelas inúmeras ações realizadas pela gestão municipal. Ao fazer um balanço do trabalho realizado foram diversos progressos em diversas áreas, com ênfase especial em infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, economia e desenvolvimento urbano.

Uma das áreas que sentem rapidamente os reflexos de investimentos do poder público é a economia. Se a cidade anda bem, a economia prospera. É o caso de Aparecida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Instituto Mauro Borges, o Produto Interno Bruto do município cresceu 192% de 2010 a 2021. Nesse período, Aparecida teve a elevação mais alta entre os três maiores municípios goianos, incluindo a capital.

Em 2010, o conjunto das riquezas de Aparecida somava R$ 5,8 bilhões. Já no ano 2020, a economia da cidade movimentou R$ 14,8 bilhões, entre bens, produtos e serviços produzidos no município. Para o prefeito Vilmar Mariano, é um dado que reflete o ambiente de negócios da cidade. “Para você ter uma ideia, em 2008, a gente tinha aqui 6 mil empresas. Passados 15 anos, hoje Aparecida conta com 90 mil CNPJ’s ativos; ou seja: a cidade não para, está em constante desenvolvimento.”

Continua após a publicidade

Com população superior a 500 mil habitantes e 7 polos empresariais e industriais em atividade, Aparecida foi apontada neste ano como a 35ª melhor cidade para se empreender no Brasil (entre os mais de 5 mil municípios do país). Em apenas um ano, saltou 30 posições nesse ranking, que é tabulado pela Escola Nacional de Administração Pública. “Uma certeza eu tenho: Aparecida dará passos ainda maiores e mais relevantes em 2024”, destaca o prefeito Vilmar Mariano.

Além dos investimentos significativos na infraestrutura, a administração demonstrou atenção às necessidades da população. Isso incluiu o pagamento de subsídios para o transporte coletivo, proporcionando benefícios adicionais aos usuários da cidade. Também foram feitos mutirões de serviços e atendimentos, abrangendo todas as regiões da cidade ao longo do ano. Destacando o compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos, foram construídas dezenas de praças, contribuindo para um ambiente mais saudável e acolhedor.

Aparecida tem se destacado nos últimos anos pelos investimentos feitos em infraestrutura, buscando melhorar a mobilidade urbana. É uma receita que a gestão do prefeito Vilmar continuou seguindo em 2023. Neste ano, a cidade passou a contabilizar dez grandes eixos viários. Seis deles já estão prontos (quatro no sentido norte-sul e mais dois no sentido leste-oeste). Outros quatro novos eixos estruturantes estão em construção.

Um desses novos eixos, o Eixo Jardim Tiradentes-Madre Germana, está na reta final da obra, assim como mostrado por uma reportagem do jornal OHoje publicada em outubro. E já começa a dar frutos. Quem passa pela Avenida Brasil e Avenida Central, na altura da Vila Romana e do Jardim das Cascatas (rota do eixo), percebe logo que a rede de comércios no local está maior. Novas empresas estão nascendo nas redondezas.

“Esse eixo está sendo construído justamente para acompanhar o desenvolvimento da cidade. À medida que cresce, Aparecida vai necessitando de novas soluções de mobilidade urbana, e a Prefeitura está atenta a isso”, comenta Mário Vilela, secretário de Infraestrutura.

Com as obras dos eixos estruturantes ou atendendo demandas específicas, a administração Vilmar Mariano levou asfalto para os bairros Goiânia Park Sul, Jardim Boa Esperança, Parque Ibirapuera, Setor Aeroporto Sul, Jardim Himalaia, Setor Rosa dos Ventos, Bairro Itapuã e Parque das Nações. E há mais pavimentação em andamento no Bairro Independência, Jardim Dom Bosco II, Vila Oliveira e Setor dos Estados (na linha do ônibus).

Melhor hospital do Brasil 

Em 2023, a Prefeitura de Aparecida seguiu investindo também na saúde da população. E os resultados chegaram. Já sob gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (um diferencial restrito a poucas instituições no Brasil), o Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (Hmap) foi eleito neste ano uma das 20 melhores unidades hospitalares da América Latina.

Secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães atribui o reconhecimento à qualidade dos atendimentos prestados no Hmap e a melhorias feitas no hospital na gestão do prefeito Vilmar Mariano. São ações como a entrega da ala coronariana hemodinâmica, ampliação de atendimentos com cirurgias eletivas e bariátricas e mutirões de atendimento.

“É notória a melhoria na qualidade da saúde pública em Aparecida nos últimos anos. E isso se dá pelos investimentos feitos pela Prefeitura em infraestrutura, aparelhamento das unidades, em profissionais especializados e nos cuidados com os aparecidenses desde a atenção básica até os tratamentos mais avançados”, comenta Alessandro. 

Educação ampliada 

Na educação, 2023 foi o ano da reforma de escolas, através do programa Cuidar da Escola é Dever de Todos. A Escola Municipal Vera Cruz II, por exemplo, foi uma das unidades educacionais contempladas com reformulação completa. Agora, a instituição entrega aos alunos, professores, funcionários administrativos e pais uma infraestrutura nova, adequada ao ensino e ao convívio social. E o ano termina com mais oito escolas em reforma.

Para aumentar a segurança nas escolas, o prefeito Vilmar Mariano ainda determinou neste ano que a Guarda Civil Municipal resguardasse todas as unidades do município com guardas civis presentes durante o horário de funcionamento das instituições de ensino.

“Um ambiente escolar tranquilo e seguro é condição fundamental para favorecer o ensino, elevando a já reconhecida qualidade do aprendizado na rede pública de Aparecida de Goiânia”, pontua a secretária municipal de Educação, professora Idelma Oliveira.

Veja Também