Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Papa Francisco nomeia Monsenhor Danival Milagres Coelho como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao mais novo membro do episcopado brasileiro

Postado em: 02-02-2024 às 15h44
Por: Rauena Zerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Papa Francisco nomeia Monsenhor Danival Milagres Coelho como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao mais novo membro do episcopado brasileiro I Foto: Reprodução/Arquidiocese de Mariana

O Papa Francisco nomeou, nesta sexta-feira (2), o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, o Monsenhor Danival Milagres Coelho, de 47 anos. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao mais novo membro do episcopado brasileiro, o sétimo filho de Mariana, desde 2012.

Monsenhor Danival Milagres Coelho nasceu em 4 de setembro de 1976, em Senhora dos Remédios (MG). É o quinto filho do casal José Adalério Coelho e Maria José Milagres Coelho.

Cursou o Ensino Fundamental em sua cidade natal. Em 1992, aos 15 anos, entrou para o Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), onde cursou o Ensino Médio até 1994. Cursou Filosofia (1995 a 1997) e Teologia (1998 a 2001) no Seminário Maior São José, em Mariana.

Continua após a publicidade

Foi ordenado diácono no dia 10 de novembro de 2001 e, em dezembro, foi nomeado Diretor Espiritual do Propedêutico e colaborador na Paróquia de São José Operário, em Barbacena (MG). No dia 29 de junho de 2002 foi ordenado presbítero, em Senhora dos Remédios, ficando como vigário paroquial da Paróquia de São José Operário até o início de novembro, quando foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de Sant’Ana, em Carandaí (MG).  No dia 09 de novembro tomou posse, como Administrador Paroquial da referida paróquia, onde permaneceu até maio de 2005. Ainda neste período (2002 a 2005) foi Assessor Arquidiocesano do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Diretor Espiritual do Propedêutico.

De 2005 a 2008, cursou o mestrado em Teologia Bíblia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em novembro de 2008, foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário São José (Instituto de Teologia) e Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG). Neste período em Mariana, trabalhando no Seminário, assumiu também a função de Diretor Acadêmico do Curso de Teologia de 2011 a julho de 2015.

Em agosto de 2015, assumiu a função de Diretor do Seminário de Filosofia até setembro de 2017. Foi membro do Conselho Presbiteral. Atualmente é Promotor de Justiça para a Causa de Beatificação do servo de Deus Mons. Horta; membro do Colégio dos Consultores; professor de Sagrada Escritura e de Hebraico no curso de Teologia, no Seminário São José e também nas Dioceses de Patos de Minas e Diamantina com cursos intensivos.

No dia 17 de agosto de 2017 foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG). Exerceu ainda a função de Assessor Arquidiocesano da Pastoral Universitária, desde 2017, e Capelão do 9º Batalhão da Polícia Militar, em Barbacena. Em 2019, foi nomeado Vigário Geral para o Clero.

Veja Também