Chuvas e tempestades em Goiás devem diminuir nos próximos dias

O alerta amarelo de perigo potencial, o menor dos três níveis, deve retornar para a região sul do estado atingir a capital

Postado em: 14-02-2024 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Chuvas e tempestades em Goiás devem diminuir nos próximos dias
A previsão de chuvas fortes para o estado deve diminuir neste final de semana até o retorno previsto para o próximo sábado (17) | Foto: Leandro Braz/O Hoje

Segundo novo informativo, lançado nesta terça-feira (13) para a próxima quarta-feira (14), do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), prevê que a quantidade de chuvas que deve cair nos próximos dias em Goiás será menor do que o visto na semana passada. Além disso, o prognóstico e o alerta de tempestades também baixaram devido às áreas de alta umidade deixarem a região, tendo o predomínio de sol para os próximos dias após as festividades do Carnaval.

De acordo com o documento, as regiões sul e central de Goiás terão menores temperaturas com máxima de 33ºC e mínimas de 19ºC, enquanto a região norte do estado terá mais permanência de dias mais quentes com máxima de 35ºC e mínimas de 23ºC. Em relação a umidade do ar, todas as áreas estão com altas expectativas variando entre 45% a 95%. Com isso, ainda há expectativa para pancadas de chuvas isoladas, mas não há previsão de tempestades para os próximos dias. 

Contudo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra para a possível chegada de uma massa de umidade que poderá trazer o retorno das tempestades em solo goiano até o próximo sábado (17). Por causa disso, o alerta amarelo de perigo potencial, o menor dos três níveis, deve retornar para a região sul do estado atingir a capital. 

Continua após a publicidade

Vale lembrar que com a chegada das chuva aumenta o número de casos de dengue pelo aumento populacional do mosquito Aedes Aegypti que se proliferam nestas condições úmidas. Por causa disso, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) alertam a população para deixar líquidos parados com risco do aumento de casos de dengue, que está em estado de pandemia em Goiás.

Veja Também