Três hospitais de Goiás se destacam na captação de órgãos e reduzem fila de espera por transplantes

Uruaçu, Trindade e Formosa somam 17 doações em 2023, o que representa 15% do total no estado

Postado em: 25-02-2024 às 13h46
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Três hospitais de Goiás se destacam na captação de órgãos e reduzem fila de espera por transplantes
Ações de conscientização e protocolo eficiente contribuem para reduzir fila de espera por transplantes | Foto: Divulgação/IMED

As unidades do Governo de Goiás em Uruaçu (HCN), Trindade (Hetrin) e Formosa (HEF) se consolidam como referência na captação de órgãos no Estado. Em 2023, as três unidades realizaram 17 doações, o que representa 15% do total de 113 registradas em Goiás. Este número contribui significativamente para a redução da fila de espera por transplantes e demonstra o compromisso das unidades com a causa.

Desde 2022, as três unidades realizaram 22 captações. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o desempenho dos hospitais está associado ao trabalho das comissões internas de doação de órgãos e tecidos. Essas estruturas foram criadas para identificar precocemente pacientes em possível morte encefálica e iniciar o protocolo para diagnóstico, o que aumenta o número de autorizações familiares.

“Em nossas unidades, buscamos contribuir para o aumento das doações de órgãos com uma equipe altamente qualificada, que atua com ética, empatia e respeito na abordagem das famílias envolvidas”, ressalta o diretor-geral do IMED, Getro Pádua. Das 22 doações, 14 foram realizadas no HCN, em Uruaçu; cinco no HEF, em Formosa, e três no Hetrin, em Trindade.

Continua após a publicidade

A gerente da Central Estadual de Transplantes, Katiuscia Freitas, reforça a importância da conscientização da população sobre a doação de órgãos. “A Central de Transplantes continua dedicada a sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, ao mesmo tempo em que assegura uma logística eficiente para o sucesso dos procedimentos”, ressalta.

Goiás registra aumento no número de doações e transplantes

Em 2023, Goiás registrou um aumento significativo no número de doadores de órgãos, com 113 doações, um crescimento de 39,5% em relação a 2018. Esse resultado positivo é fruto do trabalho conjunto das unidades de saúde, da Central Estadual de Transplantes e da conscientização da população.

No mesmo período, foram realizados mais de 830 transplantes de órgãos e tecidos no estado, um aumento de 46,9% em comparação com 2022. Essa estatística demonstra o impacto positivo da doação de órgãos na vida de milhares de pessoas.

Veja Também