Goiânia é cidade com maior acesso à coleta de lixo do Centro-Oeste

Dados do Censo do IBGE apontam que o serviço alcança 99,8% dos moradores em mais 547 mil domicílios

Postado em: 26-02-2024 às 11h45
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia é cidade com maior acesso à coleta de lixo do Centro-Oeste
Profissionais da Comurg são os responsáveis pela coleta do lixo em Goiás | Foto: Saulo Hermínio/Comurg

Os serviços de coleta de lixo orgânico executados pela Companhia de Urbanização (Comurg), alcançam 99,8% dos moradores da cidade, segundo dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta sexta-feira (23/2). Dentre as cidades do Centro-Oeste, o serviço é o que mais atende a população. A classificação superou Brasília, com 98,8%, e outras cidades como Campo Grande, com 99,2%, e Cuiabá, com 97,7%.

O presidente da Companhia, Alisson Borges, destacou que segue trabalhando para melhorar ainda mais esse serviço em Goiânia e para corrigir as falhas pontuais. “Por meio de uma coleta orgânica eficaz e a participação da população fazendo o armazenamento adequado, alcançamos uma cidade mais limpa e ampliamos o índice de reciclagem, tornando nossa cidade cada vez mais sustentável”, falou.

São mais de 547.858 domicílios e mais de um milhão e 400 mil moradores beneficiados com os caminhões da Comurg passando na porta de casa. Em toda cidade, são 98 rotas de coleta, divididas em circuitos. O volume médio de recolhimento é de 36 mil toneladas de lixo urbano residencial por mês. 

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que em determinados bairros, nos quais a geração de lixo doméstico é maior por causa do adensamento, a coleta é diária. Nos bairros onde a geração de resíduos é menor, os caminhões passam em dias alternados.

Veja Também