Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Com 140 praças de lazer e esportes, Aparecida investe em novas construções

Espaços públicos contam com pista de caminhada, bancos, iluminação de led , academia aberta e outros equipamentos

Postado em: 27-02-2024 às 08h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Com 140 praças de lazer e esportes, Aparecida investe em novas construções
Bairro de Aparecida, Itapuã recebe outra praça para atender demanda da população | Foto: Leandro Braz/O Hoje

Moradores de diferentes regiões de Aparecida de Goiânia têm sido beneficiados com espaços de lazer, entretenimento e prática de atividades esportivas. A prefeitura da cidade, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) está construindo praças com pista de caminhada, pergolados, bancos, academia aberta, iluminação e parque infantil em vários bairros.

“Nossa expectativa é oferecer novas praças para moradores de diferentes bairros. Desde que assumimos a gestão municipal já entregamos quatro praças e vamos continuar trabalhando para que a população seja beneficiada com locais para o lazer e também prática de esporte”, destacou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, em entrevista ao Jornal Hoje.

Além dos investimentos em infraestrutura, os mutirões de serviços e atendimentos que percorrem todas as regiões da cidade tem melhorado a qualidade de vida dos aparecidenses com a construção de dezenas de praças. Apenas em 2023, a cidade ultrapassou a marca de 140 novas praças de lazer e esportes inauguradas em toda a cidade. E 15 desses equipamentos públicos foram entregues pelo prefeito Vilmar Mariano. 

Continua após a publicidade

José Maria, que mora em frente à Capela São Venceslau, comemora a construção da praça. “Achei muito bom porque teremos opção para fazer caminhada e as crianças poderão brincar. O pintor ainda ressaltou que “a porta de sua casa ficará mais bonita”.

“A praça é muito importante porque esse espaço estava praticamente abandonado e escuro. Agora, vai melhorar pra vizinhança que terá espaço de lazer principalmente para as crianças”, disse o José Vanderlei Alves, que mora no Jardim Helvécia, enquanto filmava os operários da SDU trabalhando na construção da calçada da praça.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha Lorero, reforça que as praças são construídas para que a população tenha novos espaços de lazer e atividade física. O secretário de Desenvolvimento Urbano enfatiza que é preciso preservar a estrutura das praças. “É importante que as pessoas nos ajudem a preservar e conservar as praças. Quando realizamos a manutenção de um banco ou equipamento quebrado investimos um recurso que poderia ser empregado na construção de uma nova praça”, lembra.

Todas as praças possuem o mesmo padrão. Os espaços se dispõem de playground para diversão das crianças, academia ao ar livre equipada para estimular a prática de exercícios físicos das comunidades, além de áreas de convivência e pergolados que proporcionam um ambiente acolhedor.

Para o conforto dos visitantes, as praças foram equipadas também com bancos em eucalipto tratado, lixeiras metálicas para a manutenção da limpeza e moderna iluminação em LED, proporcionando segurança e beleza durante a noite. A Praça Porto das Pedras abrange uma área de lazer que possui 1,3 mil metros quadrados, 638,49 metros quadrados (m²) de grama esmeralda.

O prestador de serviços autônomo José Feliciano da Silva, que mora ao lado das futuras praças do bairro porto das pedras, comemorou a novidade. Na opinião dele, “o benefício para todos foi muito ótimo. O que a gente mais estima, mais precisa é isso mesmo”, concluiu o morador.

A Praça Bairro Independência cobre uma área de 1,5 mil metros quadrados. Ela ocupa uma área de implantação de 1,5 mil m² e área permeável de 589,89m² com grama esmeralda. Já a Praça Francisco Bezerra da Silva será inaugurada. Localizada entre as avenidas Líbano, Telaviv e a Rua Corrientes, no Bairro Parque das Nações, está praça abrange uma ampla área de implantação de 3,3 mil m² metros quadrados, com 2 mil m² de área permeável e 389 m² de concreto.

Outras cinco praças estão em construção nos bairros Jardim Maria Inês, Jardim Boa Esperança, Parque São Jorge, Buriti Sereno e Garavelo. Além disso, a Prefeitura de Aparecida continuou revitalizando grandes avenidas em toda a cidade. Os recursos das obras são municipais e também por meio de parceria com o governo federal.

Os espaços vazios na cidade, que não são utilizados de forma correta, estão sendo transformados em praças para a população. Todas as novas praças serão entregues seguindo o mesmo padrão: com grama esmeralda, pista de caminhada em concreto usinado e pigmentado, área de convivência com mesas e banquetas de eucalipto tratado, bancos e pergolado em eucalipto tratado, playground e plantio de mudas.

Veja Também