Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Protetora dos Animais é internada na UTI do Albert Einstein e faz vaquinha para custear tratamento

Equipe da vereadora Luciula do Recanto, tenta diálogo com a Unimed, operadora de plano de saúde a qual a vereadora é cliente, para custear os custos que já ultrapassam 60 mil reais

Postado em: 28-02-2024 às 12h00
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Protetora dos Animais é internada na UTI do Albert Einstein e faz vaquinha para custear tratamento
Há 40 anos que Luciula do Recanto atua na causa animal | Foto: Arquivo Pessoal

Aquela que um dia tanto ajudou, agora precisa de ajuda.  Luciula do Recanto, vereadora conhecida como Protetora dos Animais, foi internada após um quadro de fortes dores no peito e falta de ar no hospital Encore em Aparecida de Goiânia.

A internação ocorreu no último sábado, 24, e no mesmo dia a mulher precisou ser transferida para outra unidade de saúde, uma vez que no Encore não havia assistência disponível para o atendimento da protetora. Como nenhum outro hospital credenciado pela Unimed, operadora de plano de saúde a qual a vereadora é cliente, tinha vaga para internação, Luciula foi encaminhada para o hospital Albert Einstein e em menos de 24h foi entubada e transferida para a Unidade de Terapia Intensiva da unidade de saúde. 

O diagnóstico, uma bactéria no pulmão, que ainda não foi identificada pela equipe médica. Em dois dias de internação a conta do hospital está em quase 70 mil reais, e ainda não há previsão de quando a paciente será extubada.

Continua após a publicidade

Enquanto aguarda os resultados dos processos jurídicos junto à Unimed, que insiste em não querer cobrir os gastos do tratamento no Einstein, uma vez que o valor é muito alto, uma mobilização é feita na internet pela família e equipe do gabinete da vereadora, para arrecadar fundos para os custeios.

A vaquinha online divulgada nos perfis das redes sociais oficiais da vereadora e do abrigo de animais que ela cuida, tem o objetivo de quitar a dívida no hospital e manter o Recanto Anjos Peludos que cuida de quase 600 animais.

A equipe de reportagem do jornal O Hoje entrou em contato com a Unimed Goiânia, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.

História da cuidadora

Luciula do Recanto é Vereadora, Protetora e presidente da ONG Recanto Anjos Peludos. Há 40 anos que a mulher atua na causa animal. O amor pelos peludos começou ainda na infância e atualmente ela abriga mais de 500 cães abandonados.

Foi em 2005 quando começou a gerir a ONG Recanto Anjos Peludos, responsável por recolher, abrigar e tratar centenas de animais. Em 2018, na tentativa de estender os cuidados e por enxergar a falta de assistência do poder público à causa animal, se candidatou à Deputada Estadual por Goiás, quando recebeu 10.988 votos. 

Dois anos depois, em 2020, se candidatou à vereadora de Goiânia, sendo eleita como a terceira vereadora mais votada no município com 5.982 votos. Além disso, em 2022, voltou a concorrer a deputada estadual, quando recebeu 17.868.

O centro de saúde, com equipamentos tecnológicos e todas as certificações sanitárias para atender animais de pessoas com baixa renda, protetores e animais de rua, A Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA Vet), é um de seus maiores marcos dentro da política.

Na UPA Vet, são realizadas consultas de rotina, e há atendimentos com especialistas, exames laboratoriais e pequenas cirurgias. A obra foi realizada e financiada inicialmente por emendas impositivas da Vereadora. Sendo destinado um valor superior a 2 Milhões para o projeto.

Veja Também