Renda média das famílias goianas aumenta cerca de 24,6%

O indicador mostra uma variação em relação ao ano anterior e tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)

Postado em: 12-03-2024 às 11h28
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Renda média das famílias goianas aumenta cerca de 24,6%
Caiado comemorou o bom desempenho, as iniciativas e políticas públicas voltadas para o fortalecimento do emprego | Foto: Secom

A renda média das famílias goianas teve um aumento de 24,6% em 2023, fechando o ano em R$ 2.017 mensais. O Estado de Goiás foi o terceiro do Brasil em termos de crescimento, ficando atrás somente do Amapá (29,1%) e de Minas Gerais (25,4%), e ficou na oitava posição do ranking comparativo entre os Estados. O valor é 6,5% maior que o rendimento domiciliar per capita para o Brasil, que foi de R$ 1.893.

O indicador mostra uma variação em relação ao ano anterior e tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cálculo feito é resultado da divisão do valor geral da renda familiar (considerando todas as fontes) pelo número total de moradores em cada residência.

Continua após a publicidade

No quarto trimestre de 2023, Goiás bateu recorde em número de pessoas ocupadas, com a marca de 3,8 milhões de trabalhadores, o melhor resultado desde 2012. No período, o avanço foi de 5,3%, o que equivale a 192 mil novos postos no mercado de trabalho.

Já o número de desocupados foi o menor desde o primeiro trimestre de 2015, com 5,6%. O ano de 2023 terminou com menos 33 mil pessoas desocupadas em comparação ao mesmo período de 2022.

O governador Ronaldo Caiado (UB), comemorou o bom desempenho, as iniciativas e políticas públicas voltadas para o fortalecimento do emprego.

“Geramos empregos e oportunidades como não se via há anos. Transformamos a educação e a vida dos nossos alunos e redobramos os esforços para romper com o ciclo da pobreza. Mostramos que cuidar do estado é cuidar das nossas famílias”, disse o governador.

Caiado ainda falou sobre como o aumento da renda tem consequências diretas no poder de consumo da população e no crescimento da economia, influenciando no Produto Interno Bruto (PIB).

Veja Também