Mais de 65 mil estudantes da rede estadual de Goiás são beneficiadas pelo Dignidade Menstrual

Projeto instituído em 2021 garante a entrega de absorventes

Postado em: 18-03-2024 às 07h42
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 65 mil estudantes da rede estadual de Goiás são beneficiadas pelo Dignidade Menstrual
Projeto instituído em 2021 garante a entrega de absorventes (Fotos: Wagnas Cabral/Governo de Goiás)

Mais 65 mil estudantes das escolas públicas estaduais foram beneficiadas pelo programa goiano de Dignidade Menstrual, em 2023. O projeto garante a entrega de absorventes, o que assegura o conforto nos períodos menstruais e contribui para que a aluna não falte às aulas por não poder comprar o produto.

O programa foi instituído no final de 2021, por meio da lei estadual Nº 21.163/21. Naquele ano, o programa já entregou os pacotes de absorventes a 52,2 mil alunas das escolas estaduais dos 246 municípios goianos. Em 2022, as estudantes beneficiadas subiram para 53,9 mil estudantes. Já no ano passado, foram 65 mil, além de um investimento de R$ 3,1 milhões.

Destaca-se, a entrega ocorre pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da escola na qual a aluna está matriculada. Os dois pacotes com oito unidades são entregues nos 12 meses, além de um pacote adicional por semestre.

Continua após a publicidade

Recebem o item as estudantes da rede pública, mas também as adolescentes em cumprimento de medida de privação de liberdade, mulheres em cumprimento de pena nos regimes fechado e semiaberto do sistema prisional e aquelas em situação de rua e/ou extrema pobreza. A meta, segundo o governo, é contemplar 146 mil mulheres em Goiás.

Veja Também