Vapt Vupt passa a ofertar atendimentos da Justiça estadual

Novidade é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Postado em: 22-03-2024 às 07h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vapt Vupt passa a ofertar atendimentos da Justiça estadual
Novidade é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Foto: Sead)

O Vapt Vupt passou a oferecer consulta de processos judiciais em tramitação na Justiça goiana, nesta semana. O serviço, parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), também permite o registro de atermações (reclamações de direitos), com agendamento de audiências.

Subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos, Lara Borges afirma que se trata de um avanço na democratização do acesso à Justiça. “Com a inclusão dos serviços judiciais no Vapt Vupt, estamos não apenas facilitando a vida dos cidadãos, mas também promovendo uma cultura de resolução pacífica de conflitos”, ressalta.

Atualmente, o projeto-piloto funciona no Vapt Vupt da unidade da Praça Cívica, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT). A ideia é que ocorra a ampliação. “Recebemos essa nova parceria com a expectativa de ofertar à população mais uma opção de serviço que facilita a sua vida, seja por concentrar suas demandas em um único lugar ou por popularizar o acesso ao serviço em questão”, afirma a superintendente da Gestão do Atendimento ao Cidadão da Sead, Lilianne Lima de Sousa.

Continua após a publicidade

No local, um servidor do Executivo é treinado pelo TJGO para atender as demandas. Alguns serviços que podem ser resolvidos por meio da atermação na área de família são: ações de divórcio, pensão alimentícia, investigação e reconhecimento de paternidade, entre outros. Na área cível, constam ações de cobrança, rescisão contratual, dívidas de banco e outros.

“A parceria com o Governo do Estado de Goiás, por meio do Vapt Vupt, é de extrema importância social, pois, tem como objetivo levar justiça e cidadania à sociedade, aproximando o Judiciário da comunidade”, afirma o juiz Leonys Lopes, coordenador do Nupemec. Para ter acesso ao serviço é preciso agendar pelo Tele-Expresso (62 3269-4340) ou pelo portal vaptvupt.go.gov.br.

Veja Também