Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Mutirão oferecerá Espaço da Mulher com exames e consultas

Exames laboratoriais para check up são as novidades do mutirão, que vai ofertar mais de 20 serviços na área da saúde

Postado em: 23-03-2024 às 11h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Mutirão oferecerá Espaço da Mulher com exames e consultas
Exames laboratoriais para check up são as novidades do mutirão, que vai ofertar mais de 20 serviços na área da saúde | Foto: Ascom/Fundahc

A população da Região Sul recebe, neste fim de semana (23 e 24 de março), o 2º Mutirão de Goiânia em 2024. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará oferecendo mais de 20 serviços na área da saúde e com duas novidades: o Espaço da Mulher, decorado com guarda-chuvas rosas, que representam proteção, e exames laboratoriais para check up.

Os serviços serão disponibilizados em 34 salas montadas numa área de mais de 100 metros lineares, no Campo do Muranga, na Vila Redenção. Os atendimentos ocorrerão no sábado das 8h às 16h e no domingo das 8h às 12h.

Entre os exames a serem ofertados estão: 280 ultrassonografias (mama, próstata, abdome total e superior); 120 eletrocardiogramas; 280 check up cardíacos; duas mil consultas oftalmológicas e risco cirúrgico com cardiologista. Para atender os pacientes que aguardam por esses exames, 50% serão os já regulados pela SMS e 50% por demanda espontânea.

Continua após a publicidade

A Prefeitura ainda vai disponibilizar aferição de pressão arterial e glicemia; prevenção do câncer de boca; entrega de kit higiene bucal; realização de testes para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de 200 atendimentos de Clínica Médica Geral. Todos sem agendamento.

Também foram montadas quatro salas de vacinas para atendimento exclusivo de pessoas que fazem parte do público alvo para vacinação contra Influenza. Além de orientações sobre Promoção da Saúde (alimentação saudável, tabagismo, atividade física).

“Essa iniciativa do prefeito Rogério é essencial para promover o bem-estar de nossa comunidade. Neste evento, trouxemos algumas novidades para os goianienses, como o espaço para a mulher e os exames de check up. Estamos unindo esforços para oferecer serviços de qualidade e de promoção da saúde a todos”, destaca o secretário de Saúde, Wilson Pollara.

O ambiente, todo decorado com guarda-chuvas rosas, contará com práticas integrativas – auriculoterapia, Reiki e ventosas –  que tem a participação da primeira-dama Thelma Cruz, fisioterapeuta sempre presente nos mutirões. Além de solicitação de mamografia, prevenção de câncer de colo de útero, auto-coleta de HPV, exame de Mama e Stand de Promoção da Saúde.

Veja Também