Goiás é reconhecido como estado livre de febre aftosa sem vacinação

A medida também restringe a movimentação de animais e de produtos para as demais áreas que ainda praticam a vacinação

Postado em: 26-03-2024 às 11h08
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás é reconhecido como estado livre de febre aftosa sem vacinação
A medida também restringe a movimentação de animais e de produtos dessa unidades federativas para as demais áreas que ainda praticam a vacinação | Foto: Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta segunda-feira (25), uma Portaria que reconhece Goiás como livre da febre aftosa sem vacinação. No total, foram contempladas 17 unidades federativas com o reconhecimento nacional.

Outros estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e o Distrito Federal, também foram reconhecidos.  

Esses locais ficaram proibidos de ter o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa. A medida também restringe a movimentação de animais e de produtos dessa unidades federativas para as demais áreas que ainda praticam a vacinação.

Continua após a publicidade

A proibição segue em vigor até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda internacionalmente o reconhecimento de status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação a todas as unidades do país. As determinações começam a valer a partir do dia 2 de maio. 

Veja Também