Aparecida de Goiânia ganha modernização tecnológica

Sistema colocou em funcionamento 100 semáforos, mas a intenção da SMTA é ampliar a modernização em todo município

Postado em: 28-03-2024 às 11h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida de Goiânia ganha modernização tecnológica
Com a central será possível restabelecer o funcionamento dos semáforos de maneira remota | Foto: Rodrigo Estrela

Desde o início desta semana, passou a funcionar a Central de Controle Semafórico de Aparecida de Goiânia. Com a ativação do sistema, mais de 100 semáforos distribuídos pela cidade da região metropolitana da capital serão monitorados. A meta da prefeitura é aperfeiçoar a fluidez do trânsito por meio da supervisão contínua do desempenho dos equipamentos por um programa de computador.

Com a introdução da nova tecnologia, a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) poderá restabelecer a operação de semáforos de forma remota, sem a necessidade de enviar uma equipe ao local onde está o equipamento. Especialmente durante a temporada de chuvas, quando há interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica, os semáforos podem parar de funcionar ou entrar em modo intermitente, causando problemas para os motoristas e congestionamentos.

Conforme divulgado pela SMTA, a partir de agora será viável realizar a reativação dos semáforos de forma remota. Nesse sentido, os agentes de trânsito ficarão encarregados de supervisionar o sistema. “O aprimoramento será significativo, uma vez que poderemos efetuar os reparos remotamente. Anteriormente, os cidadãos precisavam entrar em contato para relatar falhas nos aparelhos e, em certas situações, um semáforo ficava desativado por horas. A partir da central de monitoramento, nossos técnicos serão capazes de solucionar diversos problemas”, destaca o prefeito Vilmar Mariano.

Continua após a publicidade

Mariano ressaltou que a implementação de novos recursos é essencial para a gestão pública. Ele destacou que a tecnologia está presente em todas as metrópoles e, em Aparecida de Goiânia, não é diferente. O uso de diferentes sistemas, como o videomonitoramento, tem sido de grande ajuda. A prefeitura está sempre atenta às demandas da população e seguirá em busca de melhorias nos serviços, com foco na utilização de tecnologia.

“De acordo com as demandas, iremos expandir a quantidade de dispositivos sob supervisão, melhorando ainda mais o controle de tráfego viário da cidade”, conta o Secretário Executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, enfatizando a importância dessa ampliação.

Junto com a Central Semafórica, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia também anunciou uma parceria com o aplicativo Waze. Usuários da plataforma poderão informar, através do georreferenciamento, ruas e avenidas com a malha viária danificada, entre outras ocorrências.

“Com as informações do Waze, vamos fazer um relatório que será utilizado para execução das operações de tapa-buraco. É uma ferramenta muito eficaz que vai nos mostrar exatamente onde é necessário realizar algum tipo de reparo em nossa malha viária”, completou Vilmar Mariano.

A gestão da cidade utilizará a plataforma para divulgar campanhas institucionais, ampliando o número de pessoas alcançadas com as mensagens de interesse público, ampliando a participação da população aparecidense em todos os serviços e melhorias que a cidade ganhar.

Veja Também