Dono de bar é preso em flagrante por “gato elétrico” em Goiânia

Ações contra furto de energia resultaram em mais de 100 prisões em 2023

Postado em: 28-03-2024 às 14h53
Por: Rauena Zerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Dono de bar é preso em flagrante por “gato elétrico” em Goiânia
Conforme dados da Equatorial Goiás, somente em 2023, a companhia inspecionou 173 mil unidades consumidora I Foto: Divulgação/PCGO

Na última terça-feira (26/3), um dono de um bar foi preso em flagrante, sob suspeita de praticar furto de energia elétrica, conhecido popularmente como “gato elétrico”,  no estabelecimento, localizado no Setor Crimeia Oeste, em Goiânia. 

Policiais civis foram até o referido estabelecimento, acompanhado de uma equipe técnica da empresa concessionária de energia elétrica, onde foi constatado haver uma ligação clandestina de energia, feita antes do medidor de energia.

Conforme a Polícia Civil, em razão da referida ligação, a energia consumida não passava pelo relógio de medição, e, por consequência, não era computado o consumo. O proprietário do foi localizado e preso em flagrante, tendo sido autuado pelo crime previsto no art. 155, do Código Penal.

Continua após a publicidade

Em nota, a Equatorial Goiás informou que foi acionada pela Polícia Civil para prestar suporte na operação. A ação desenvolvida em conjunto com a força policial teve todo apoio da concessionária e terminou com a prisão de um homem. Ele é suspeito de desviar energia elétrica, em Goiânia.

A companhia salientou também que além de ser um crime, com pena prevista de reclusão e multa, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população. Essa prática pode causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados,   

O furto de energia sobrecarrega a rede elétrica e pode causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço inclusive para os clientes regulares da companhia.

Ações contra furto de energia resultaram em mais de 100 prisões em 2023 

Conforme dados da Equatorial Goiás, somente em 2023, a companhia inspecionou 173 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias com suspeitas de fraudes em todo o Estado. Dessas, cerca de 83 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da distribuidora. Em Goiás, essas ações recuperaram 24 Gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Caldas Novas por um mês.

A companhia está trabalhando em parceria com as autoridades policiais do Estado e promovendo ações de combate ao furto. Em todo o ano de 2023, foram realizadas mais de 150 operações, que resultaram em cerca de 100 prisões e no mesmo ano, somente em Goiânia e na Região Metropolitana foram inspecionadas 44 mil unidades consumidoras. Desse total, 23 mil apresentaram alguma irregularidade na medição.  

Veja Também