Ação goianiense da Paixão de Cristo ganha repercussão internacional

Encenação faz parte da apresentação ‘Paixão de Cristo: A Experiência’ do Santuário Basílica Sagrada Família

Postado em: 29-03-2024 às 12h00
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Ação goianiense da Paixão de Cristo ganha repercussão internacional
A igreja Santuário Basílica Sagrada Família orquestrou a ação em conjunto com apresentação de teatro sobre a história da crucificação | Foto: Gustavo Marcelino/Divulgação

Toda última sexta-feira de março (29) é comemorado no ocidente a Sexta-feira Santa, também conhecida como dia da Paixão de Cristo. É uma data especial dos indivíduos que aderem ao cristianismo a fim de relembrar a crucificação de Jesus Cristo e a sua morte no calvário. Além disso, é sempre marcado uma sexta-feira que antecede o domingo da páscoa, e serve como início do período de jejum para a purificação corporal para praticantes da religião católica. 

Por causa disso, milhares de pessoas ao redor do mundo ocidental se reúnem durante o feriado em suas casas e nas suas igrejas com o objetivo de se purificar de seus pecados perante a morte cerimonial da representação religiosa. Contudo, enquanto os indivíduos fieis se dedicam perante a imagem do sêo messias, o ator Geann Francesco tem um objetivo ainda maior, incorporar o ídolo em uma peça de teatro e repassar a sua mensagem para mais de 20 mil pessoas. 

Porém, parte desta meta já foi comprida nesta último sábado (23) quando uma ação da Cia de Teatro Arte e Graça, no Terminal Padre Peloso, comoveu centenas de espectadores e ganhou repercussão nacional. Além disso, o vídeo foi compartilhado nas redes sociais pela entidade com mais de 26 mil curtidas e centenas de comentários.  Como diz o ator ao jornal O Hoje, uma ação simples se tornou algo maior nos olhos do público. “A gente tinha o objetivo simples de transmitir a presença dele. Mas a emoção do público foi algo que a gente não esperava e me emocionou como pessoa, além do ator”.

Continua após a publicidade

O ator, que atua em diversos papeis religiosos na cia de teatro desde os seus 20 anos, conta como o peso da imagem religiosa o fez se conectar melhor consigo mesmo e com o seu público.  “Esse é o 4º ano que trabalho no papel principal, mas todos os anos é uma experiência pessoal única. Todos os anos fazemos uma longa pesquisa e treinamento para que possamos transmitir a mensagem de forma genuína, de dentro para fora”, relata o ator, e explica que amigos que moram no exterior relatam ter recebido o vídeo.

Toda esta ação foi feita com o intuito de “desacelerar” o dia a dia das pessoas. De acordo com Jéssica Moraes, diretora da obra e idealizadora da ação, que já atuava desde criança aos 10 anos, quis comover a população com o lado humano e espiritual. “A gente fez esse trabalho com acolhedores para as pessoas que ficaram comovidas com a ação e precisassem seguir o dia-a-dia, mas no final das contas a gente também precisou desse acolhimento.”, afirma a diretora.

Veja Também