BRT Norte-Sul deve ser entregue nos próximos meses

Dentre as obras entregues que circulam o projeto estão: o terminal Paulo Garcia, na Avenida Goiás Norte, e o terminal Hailé Pinheiro, na Avenida Goiás Norte

Postado em: 03-04-2024 às 11h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: BRT Norte-Sul deve ser entregue nos próximos meses
As equipes de Infraestrutura Urbana já concluíram a construção das 31 plataformas do trecho 2 do BRT | Foto: Divulgação

Há nove anos a Prefeitura de Goiânia começou a construção do maior projeto de mobilidade urbana que deve ligar a cidade de ponta a ponta por uma via exclusiva de ônibus. Desde então foi repassado por duas gerências municipais para a conclusão e a entrega do projeto. Contudo, a obra deve enfim terminar em julho, segundo novo informativo oficial da gestão municipal.

De acordo com o prefeito da Capital, Rogério Cruz (Republicanos), em nota, tinha o objetivo inicial para a entrega da obra até o fim da sua primeira gestão. Como exemplo, cerca de 30% das obras haviam sido finalizadas, além da inauguração de três novos terminais.  “Encaramos os impasses, resolvemos inconsistências do projeto original e estamos trabalhando para a conclusão dessa grande obra desde o início de nossa gestão”, destaca o prefeito Rogério.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, explica que a gestão enfrentou problemas que afetaram o planejamento e causaram mais atrasos na obra. “Esta obra, de concepção em 2015, já era para ter sido entregue há 3, 4 anos. Mas infelizmente havia vários problemas no projeto inicial e teve de ser adaptado ao longo do tempo. Além da pandemia, quando faltaram insumos e mão de obra”, explica o secretário.

Continua após a publicidade

Dentre as obras entregues que circulam o projeto estão: o terminal Paulo Garcia, na Avenida Goiás Norte, e o terminal Hailé Pinheiro, na Avenida Goiás Norte, ambos em 2023. No ano de 2022 também foi entregue o terminal Isidória.

As equipes de Infraestrutura Urbana já concluíram a construção das 31 plataformas do trecho 2 do BRT. Os trabalhos estão em fase de ajustes finais. O BRT deve beneficiar mais de 150 mil cidadãos mensalmente, proporcionando agilidade e maior fluidez no trânsito. 

Além disso, foi anunciado a compra de 150 ônibus elétricos para trafegarem no BRT que irão integrar a rede até o final de 2024. Deste número, 83 serão destinados para o Eixo Anhanguera e 67 vão para o BRT, que deve entrar em funcionamento até julho deste ano. Ao todo, o investimento no transporte coletivo se deu ao longo de 21 meses e no valor de R$ 246 milhões para Goiânia e Região Metropolitana.

Veja Também