Valorização da mandioca é destaque na 2ª edição do festival

Evento realizado em Bela Vista de Goiás destaca a importância da cultura da mandioca e seus derivados no cenário goiano

Postado em: 20-04-2024 às 12h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Valorização da mandioca é destaque na 2ª edição do festival
Praça de alimentação terá diversas opções de comidas e bebidas que têm a mandioca como ingrediente principal | Foto: Leandro Braz/O Hoje

Valorização da agricultura familiar, da identidade cultural rural goiana, da gastronomia e do turismo regional. Esses são os principais objetivos que levaram a Prefeitura Municipal de Bela Vista de Goiás a realizar a segunda edição do Festival da Mandioca, que começou na última sexta-feira (19) e segue ate domingo, dia 21 de abril.

O município, que é o maior produtor de mandioca de Goiás, tem centenas de famílias que, atualmente, vivem do cultivo e processamento dessa raiz que em 2013 foi declarada pela ONU como alimento do século 21. “Eu, que venho de um berço cooperativista, fundado a partir da cultura da mandioca, me orgulho muito de sermos recordistas na produção desse alimento que é chamado de pão dos pobres, devido ao seu alto valor nutricional e baixo custo de produção”, ressalta a prefeita Nárcia Kelly.

Entre coxinha, escondidinho, caldo e mané pelado, o que não faltam são receitas com base de mandioca. Essas são algumas das delícias que farão a alegria do público. A praça de alimentação do festival terá 60 expositores. Todos os stands terão opções de comidas à base de mandioca ou seus derivados. Até bebidas feitas com mandioca estarão disponíveis, como é o caso do chopp e da cachaça, que são produzidos a partir de variedades específicas da raiz.

Continua após a publicidade

Algumas opções menos convencionais que têm a mandioca entre os ingredientes prometem surpreender o público. É o caso dos doces, como brigadeiro e beijinho, que são feitos com mandioca, em vez de leite condensado, e do crepe francês, no qual a farinha de trigo da receita tradicional da massa é substituída por polvilho.

Os sanduíches também prometem surpreender o público. Neles, a mandioca aparece de diferentes formas. Tem sanduíche de costela com mandioca palha, sanduíche acompanhado com mandioca chips e hambúrguer com molho de tapioca. 

Outra competição que também agita a cidade em abril é o concurso gastronômico Sabores da Rainha. Os estabelecimentos participantes servirão pratos criados para o concurso, feitos com mandioca ou seus derivados, e os vencedores serão escolhidos por meio de votação popular no site do concurso. Os ganhadores serão anunciados no dia 21/04, último dia do Festival da Mandioca.

A secretária municipal de desenvolvimento econômico, turismo e inovação, Queila Gomes, ressalta que o Festival da Mandioca fomenta o empreendedorismo na área gastronômica em Bela Vista. “Em 2023, tivemos comerciantes que desenvolveram receitas para levarem aos stands do festival que, depois, tornaram-se carros-chefes em seus estabelecimentos”, revela.

“Esse festival é uma oportunidade para nós, agricultores, celebrarmos nossa principal cultura de subsistência. A mandioca é parte essencial de nossa dieta e economia local, e este festival é uma forma de reconhecer sua importância”, conta o João Alvino Lopes, que trabalha com uma pequena plantação de mandioca na cidade interiorana.

Até os turistas que saem de outros municipios goianos aprovam a continuidade do festival. “No ano passado eu participei e fiquei encantada com a energia e a hospitalidade dos moradores de Bela Vista de Goiás. O Festival da Mandioca é uma experiência incrível, cheia de sabores deliciosos e cultura vibrante. No domingo quero voltar para casa com o porta-malas cheio de polvilho, peta e bolinho de mandioca congelado”, disse dona Maria Euvira Silva.  

Outro exemplo de incentivo ao incremento nos negócios gastronômicos provocado pelo Festival da Mandioca é o das coxinhas da lanchonete do Posto Sobrado. Em 2023, o stand do posto vendeu cerca de 5 mil coxinhas na praça de alimentação nos três dias do evento. “Foi bastante desafiador, pois tínhamos uma produção totalmente manual. Para esse ano, já investimos em uma máquina para modelar as coxinhas, pra gente conseguir atender à demanda do público do festival e, também, da lanchonete do posto”, afirma Guilherme Gonçalves, proprietário do posto.

O Festival da Mandioca ocorre na Praça José Lobo, com entrada gratuita, praça de alimentação com diversas opções de pratos elaborados com mandioca ou seus derivados, shows, espaço tecnológico e oficinas gastronômicas para adultos e crianças. A participação é totalmente gratuita

Veja Também