Semana da Vacinação nas Américas começa em Goiás

Ampliação da vacinação da Dengue continuará enquanto houver doses disponíveis

Postado em: 22-04-2024 às 11h19
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Semana da Vacinação nas Américas começa em Goiás
Ampliação da vacinação da Dengue continuará enquanto houver doses disponíveis | Foto: Divulgação/SES-GO

Goiás iniciou a vacinação contra doenças evitáveis, como dengue, gripe e covid-19, durante a 22ª Semana de Vacinação das Américas e a 13ª Semana Mundial de Imunização. Com o lema “Garanta seu Futuro: Vacine-se”, a iniciativa, que acontece de 20 a 27 de abril, busca promover uma ampla conscientização para aprimorar os índices de vacinação, ressaltando a importância dessa prática para a diminuição de mortes e casos graves de diversas doenças.

Em Goiás, está sendo realizada uma força-tarefa para combater a dengue, uma doença que está causando um grande número de casos e óbitos em todo o país. O Governo de Goiás desenvolveu algumas ações, tais como a criação de Gabinetes de Crise e a premiação Zé Gotinha do Cerrado, que reconhece os municípios que mais vacinaram sua população.

Além disso, o Estado decidiu seguir a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e ampliar a faixa etária para vacinação contra a dengue, que agora inclui pessoas de 4 a 59 anos. Essa medida foi tomada com o objetivo de aproveitar as vacinas que teriam validade até 30 de abril.

Continua após a publicidade

Em Goiás, foram disponibilizadas 158.505 vacinas, das quais 93.580 já foram administradas, representando 60,4% do total recebido. A ampliação da vacinação continuará enquanto houver doses disponíveis, com distribuição para os 246 municípios do estado. 

Aqueles que receberem a vacina terão a segunda dose garantida, sendo aplicada após 90 dias. As próximas remessas serão destinadas ao público inicialmente estipulado, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Com a alta procura pela vacina nos postos municipais, a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, entende que a decisão do MS é positiva ao garantir que todas as doses sejam aproveitadas, elevando o número de pessoas imunizadas e garantindo que não haja perda. “É uma vacina de alto custo e que gera proteção para os quatro sorotipos da dengue, uma doença que está causando várias mortes”, lamenta, ao lembrar as 117 mortes registradas e outras 151 que estão em investigação. Goiás já registrou 222.106 casos notificados, dos quais 109.978 foram confirmados. 

“Não podemos baixar a guarda”, lembra a superintendente, referindo-se aos gestores públicos e à população. “Mesmo com diminuição de casos, a gente precisa se atentar para o controle do vetor, combatendo os criadouros”, reforça.

Veja Também