Avanços em Goiás trazem esperança para pacientes de câncer

Estado deve concluir neste ano primeira fase do Cora e já obteve reconhecimento do Ministério da Saúde pelo trabalho do HCN

Postado em: 07-05-2024 às 12h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Avanços em Goiás trazem esperança para pacientes de câncer
Obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás, em Goiânia, devem ter primeira etapa concluída no final de 2024 | Foto: Marco Monteiro

O Estado de Goiás está progredindo de maneira eficaz para se destacar como um centro de tratamento de câncer de qualidade no cenário nacional. Além de inaugurar o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, recebeu recentemente o credenciamento do Ministério da Saúde (MS) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

O intuito é melhorar ainda mais o atendimento à população goiana, que há um longo tempo dependia exclusivamente do Hospital Araújo Jorge. Desde 2019, essa unidade passou a receber suporte financeiro do governo estadual, por meio do Plano de Fortalecimento. Neste ano, o contrato foi renovado com a previsão de repasses de R$ 21,6 milhões para o hospital. Segundo o governador Ronaldo Caiado, “Goiás estava em falta com seus cidadãos que necessitam de tratamento para o câncer. O Araújo Jorge carregava esse peso sozinho. Estamos gradativamente modificando essa situação”.

Uma das obras de destaque do Governo de Goiás, com metade já finalizada, é o projeto Cora, localizado próximo ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva. Quando estiver operacional, o complexo realizará cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Além disso, contará com uma infraestrutura completa, incluindo leitos hospitalares, área de prevenção, espaços de entretenimento e alojamentos para os familiares, com um ambiente acolhedor e descontraído.

Continua após a publicidade

A etapa inicial do projeto voltado para o público infantil e jovem será finalizada até o fim de 2024. As duas fases finais estão sendo financiadas com verbas do governo federal, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), totalizando um investimento de R$ 336 milhões.

Para assegurar a qualidade no atendimento, organização interna e capacitação dos colaboradores do Cora, uma equipe da SES-GO esteve presente no Hospital de Amor (HA), em Barretos (SP). O HA, administrado pela Fundação Pio 12, que também será responsável pelo gerenciamento do Cora, é reconhecido mundialmente pela tecnologia avançada, cuidado humanizado e ênfase no ensino e pesquisa.

Reconhecimento nacional 

Primeira unidade da rede estadual credenciada como Unacon pelo Ministério da Saúde, o HCN comprovou capacidade para oferecer assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, do diagnóstico ao tratamento. “É um marco importante sermos reconhecidos como referência no tratamento contra o câncer. Esse é o fruto do trabalho árduo de inúmeros profissionais que incansavelmente se dedicam a transformar o cenário da saúde não só da região, mas de todo Estado”, pontuou o diretor da unidade, João Batista da Cunha.

O Centro de Oncologia do HCN completará 2 anos em julho de 2024 e foi criado para proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado para toda a população goiana. Apenas nos três primeiros meses de 2024, realizou 3.820 consultas, mais de mil sessões de quimioterapia, 494 altas de pacientes e 230 cirurgias oncológicas, com o que há de melhor contra o câncer para toda população em estrutura, tecnologia e humanização.

Veja Também