Número de animais resgatados pela Amma aumenta 43% em 2024

Ao todo, foram 137 animais já foram resgatados apenas nos quatro primeiros meses do ano

Postado em: 09-05-2024 às 09h00
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Número de animais resgatados pela Amma aumenta 43% em 2024
Servidores da Amma fizeram o resgate de tucanos presos em residências | Foto: Divulgação/Amma

Nos primeiros quatro meses de 2024, 137 animais silvestres foram resgatados dentro de Goiânia por ações da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Este valor representa 43% dos bichos recolhidos pela instituição no ano de 2023, com 318 seres encontrados dentro de residências ou estabelecimentos comerciais. Entre os animais resgatados estão: primatas, cobras, corujas, papagaios, jabutis. 

De acordo com o presidente da Agência, Nadim Neme, em nota, fala que a maioria dos casos de salvamento ocorreu após as denúncias da população para o órgão de fiscalização. “Aconselhamos evitar interação com as aves, primatas e outros animais que são comuns em Goiânia. Não ofereça comida ou água. Geralmente, sem a intervenção humana os animais vão embora por conta própria”, informa o presidente do órgão.

Na região oeste da capital, a família Souza teve uma experiência similar ao se deparar com um tucano adentrando sua residência. “Foi uma surpresa enorme! Nunca imaginei ver um pássaro tão exótico de perto, ainda mais dentro de casa”, relata Ana Souza, professora da rede municipal. 

Continua após a publicidade

Ela conta que a família prontamente buscou orientações sobre como lidar com a situação de forma segura tanto para eles quanto para o visitante inusitado. Após alguns momentos de admiração, o tucano foi gentilmente conduzido de volta à natureza, deixando para trás memórias inesquecíveis

De acordo com o presidente da Amma, Goiânia é uma capital rica em áreas e corredores verdes, dos quais a fauna silvestre pode aproveitar para passar de um parque a outro, utilizando a arborização da cidade. “Os animais estão próximos graças aos mais de 60 parques presentes dentro da capital, preservando a vegetação e o hábitat natural dos bichos. A presença deles é um sinal da preservação das unidades de conservação”, explica Nadim Neme, ao reforçar que os lugares mais comuns de aparição de animais silvestres são em residências próximas aos parques.

Além dos resgates, a Amma realizou de janeiro a abril 69 orientações, quando a população recebe instruções para lidar com o animal, sem necessariamente precisar de um resgate. Em 2023 foram realizadas 207 orientações pelo telefone da Gerência de Proteção e Manejo de Fauna. Após a orientação e se for o caso de resgate, a Amma pode ser acionada. “Avaliamos o caso e orientamos da melhor maneira”, afirma a gerente de Proteção e Manejo de Fauna da Amma, Juliana Gobbi.

Em uma dessas situações singulares, dona Maria Costa, moradora da região leste de Goiânia, se viu frente a frente com uma cobra que apareceu no quintal de casa. A dona de casa, conta emocionada: “Estava preparando o café da manhã quando vi aquela um negócio rastejando. Fiquei assustada, mas ao mesmo tempo preocupada com a segurança do bicho.” A preocupação com o bem-estar do animal também foi expressa por João Silva, vizinho dela, que prontamente acionou a Amma que fez o resgate e devolveu a cobra para um habitat seguro.

A Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da Amma pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422. Além da Amma, os bombeiros realizam o trabalho de resgate de animais silvestres em Goiânia, quando acionados pelo telefone 193. Os animais resgatados são destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que realiza a soltura em local apropriado e correto, considerando aspectos técnicos das espécies.

Veja Também