Estão abertas inscrições para primeiro casamento comunitário LGBTQIAPN+ em Goiás

Cerimônia ocorrerá em 28 de junho deste ano

Postado em: 10-05-2024 às 08h18
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Estão abertas inscrições para primeiro casamento comunitário LGBTQIAPN+ em Goiás
Cerimônia ocorrerá em 28 de junho deste ano (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) abriram inscrições para o primeiro Casamento Comunitário gratuito para a população LGBTQIAPN+ do Estado. As inscrições são feitas por AQUI até 20 de maio.

Ao todo, serão 200 inscritos. Ou seja, as vagas são limitadas e podem acabar antes do dia 20 de maio. Em relação a cerimônia, ela ocorrerá em 28 de junho deste ano. Trata-se do Dia Mundial de Celebração do Orgulho LGBTQIAPN+.

Segundo o TJGO, o objetivo do casamento comunitário é oferecer o acesso gratuito ao registro de casamento civil para casais que sejam constituídos por pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, além de outras identidades em situação de vulnerabilidade social.

Continua após a publicidade

LGBTQIAPN+ no Brasil

Vale citar, levantamento da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) indica que 12% de pessoas adultas, no Brasil, se identificam como assexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgênero. O artigo teve publicação na revista científica Nature Scientific Reports, no fim de 2022.

Na estratificação, entre os 12% classificados como LGBTQIAPN+, 5,76% aparecem como assexuais; 2,12% bissexuais; 1,37% gay; 0,93% lésbica; e 0,68% trans; 1,18% pessoa não-binária. Ainda sobre a questão dos assexuais, 1,1% (homens e mulheres) disseram que nunca sentiram atração sexual.

Veja Também